A BOBST integrou o sistema SPHERE HMI na EXPERTFOLD 145 І 165 e na SPEEDPACK, introduzindo capacidades de gestão de trabalhos e receitas (Job and Recipe Management) para uma configuração de linha totalmente digital.
A EXPERTFOLD passa também a integrar um sistema automático de alinhamento, que garante configurações totalmente digitais e repetíveis, abrindo novas possibilidades para os transformadores aumentarem a eficiência das suas linhas de dobragem e colagem e acederem a dados de produção em tempo real.
Com esta atualização, os trabalhos da EXPERTFOLD e da SPEEDPACK podem agora ser preparadas no backoffice e enviadas diretamente para a linha de produção. Quando o operador recebe a receita através do HMI SPHERE, tem acesso a uma lista clara de trabalhos agendados, eliminando a necessidade de criação manual. Assim que o trabalho é carregado, o sistema Matic ajusta automaticamente as principais definições, e o backoffice é notificado de imediato.
“A combinação de configuração digital e funcionalidades automáticas tem um impacto significativo nos tempos de mudança e na carga de trabalho dos operadores”, afirma Pierre Binggeli, Head of Product Line Folder-gluers da BOBST. “Ao reduzir a complexidade das tarefas e simplificar o fluxo de trabalho, aumentamos a flexibilidade e a eficiência da produção.”
A integração permite maior precisão, continuidade entre turnos e redução significativa do tempo de setup. As alterações feitas durante a produção são sincronizadas com a plataforma BOBST Connect, garantindo o registo de todos os ajustes efetuados.
Com o BOBST Connect Essential, os transformadores passam a ter acesso a relatórios detalhados de produtividade, qualidade e desempenho das máquinas, analisando dados por trabalho, turno ou dia, o que permite decisões mais informadas e baseadas em dados reais.