A Heidelberg fez a estreia mundial da Speedmaster XL 106 com uma capacidade de produção de 21000 folhas por hora, o que significa uma produção anual de mais de 100 milhões de impressões.

A máquina é uma opção para as empresas que produzem embalagens no formato 70 x 100, que pedem saídas de máquinas cada vez mais elevadas e automação. O aumento da velocidade de impressão de 18000 para 21000 folhas traz o benefício de uma produção líquida de 8 a 10% superior e – desde que seja utilizada toda a produtividade potencial – amortização em cerca de dois anos, diz a fabricante.

SpeedmasterXL106

A Heidelberg otimizou cerca de 200 componentes em todo o sistema, desde o alimentador até à entrega, com dois motores servo a conduzir o alimentador diretamente e, na entrega, o peso dos grippers foi reduzido, além de terem sido adaptados à nova velocidade de impressão para garantir um funcionamento estável.

"Desde o seu lançamento no mercado em 2004, a tecnologia XL da Heidelberg estabeleceu o referencial em termos de produtividade, desempenho e fiabilidade para aplicações de alta qualidade no nosso setor", diz Ludwin Monz, CEO da Heidelberg. "Com a Speedmaster XL 106, a Heidelberg está a levar o desempenho de impressão offset em folha para o nível seguinte e a permitir que os fabricantes de embalagens flexíveis, em particular, se tornem mais competitivos", acrescenta.

A Speedmaster XL 106 foi revelada durante o Packaging Day (Dia da Embalagem) realizado em Wiesloch-Walldorf, Alemanha, com o lema "Win the Packaging Race" (Ganha a corrida da embalagem).

Mais de 300 atuais e potenciais clientes participaram no evento para conhecer as tendências no mercado de embalagens e as soluções associadas, quer da Heidelberg quer da MK Masterwork. As apresentações focaram-se na automatização de processos, sustentabilidade, excelência operacional e soluções industriais para o segmento de embalagens.

“Já vendemos as primeiras cinco máquinas”, revelou a Heidelberg durante a apresentação do novo equipamento à imprensa. A produção da série deverá começar no outono de 2023, e novas instalações-piloto serão gradualmente seguidas ao longo dos próximos meses.

Austríaca Cardboard Packaging quebra recorde de produção

A Cardbox Packaging, fabricante de embalagens com sede na cidade austríaca de Wolfsberg, quebrou o recorde de velocidade de produção offset com a Speedmaster XL 106.

Com cerca de 250 colaboradores, a empresa produz embalagens tecnicamente sofisticadas, principalmente para as indústrias de alimentos, bebidas, confeitaria, tabaco e cosméticos, assim como para o mercado da saúde. A Cardbox utiliza principalmente tecnologias da Heidelberg e é uma das empresas que instalou o equipamento para testes piloto.

Roland Schoberl Managing Director of Cardbox Packaging HoldingRoland Schöberl, Administrador da Cardbox Packaging Holding

"A concorrência é feroz no mercado internacional de embalagens. Não fazemos compromissos no que diz respeito à qualidade, fiabilidade e cumprimento dos prazos de entrega. A produtividade consistentemente elevada é um fator de competitividade fundamental a este respeito", diz Roland Schöberl, Diretor-geral da Cardbox Packaging Holding GmbH.

No final do ano, para complementar o novo sistema de impressão, a Cardbox irá ainda encomendar duas MK Mastermatrix.