A Sibress alargou a gama de aplicações do dispositivo de medição FADS3D com funcionalidades que permitem ter em conta os requisitos específicos do material da chapa de flexografia.

A Sibress FADS3D é uma solução de medição para análise bidimensional de chapas de impressão flexográfica, que utiliza uma câmara de alta resolução para capturar a superfície, bem como as secções embutidas de pontos e a seu base na chapa flexo.

Sibress FADS 3D

Além das funções padrão, o instrumento permite medições precisas de profundidade com base em imagens digitais capturadas através do empilhamento de Z (empilhamento de foco). Na prática, isto significa que FADS3D também é capaz de medir com precisão o relevo das chapas com uma profundidade superior a 1350 mícrones. O incremento por injeção/camada é inferior a 5 mícrones ao medir no eixo Z. Por outras palavras, tudo, desde as superfícies do ponto até às áreas de base das chapas, pode ser verificado visualmente no software Versatile@flex utilizando a mesma imagem.

A segunda inovação apoia os utilizadores de processadores LAMS na calibração regular do laser do sistema. O FADS3D deteta a espessura exata de todas as linhas com apenas uma medição e indica-o em mícrones, que é um método mais rápido do que avaliar visualmente o elemento de calibração utilizando um microscópio. A nova funcionalidade também pode ser usada, por exemplo, para medir com precisão a largura da barra dos códigos de barras nas chapas LAMS.

No que diz respeito às funções de medição padrão, o Sibress FADS3D pode analisar tramas de 28 a mais de 240 l/cm (71 a >620 lpi), bem como tramas FM, híbridas e especiais. Parâmetros como o valor do meio-tom, a trama, o diâmetro do ponto e o perímetro do ponto são instantaneamente reconhecidos.

Outras funções incluem estatísticas, armazenamento de curvas de medição e criação automatizada de relatórios de medição completos com gráficos. O valor de profundidade em μm é automaticamente determinado durante as medições de profundidade e pode ser importado para um ficheiro Excel. As histórias de medição obtidas desta forma são uma fonte de informação, por exemplo, no que diz respeito à reutilização da chapa.