A Sibress acaba de lançar o novo dispositivo de medição móvel FADS3D para análise bidimensional de chapas flexográficas.

 O dispositivo pode ser usado em modo semi-automático para medir chapas de impressão de fotopolímeros apoiados por metal (chapas de impressão de papel).  

FADS 3D

O dispositivo utiliza uma câmara de alta-resolução para capturar a superfície assim como as secções embutidas de pontos e a base na chapa flexo. O Sibress FADS3D é também capaz de medir com precisão o relevo das chapas flexo com uma profundidade superior a 1350 μm. O aumento por injeção/camada é inferior a 5 μm ao medir no eixo Z.

O aparelho mede desde as superfícies do ponto até às áreas de base das chapas e pode ser verificado visualmente no software Versatile@flex utilizando a mesma imagem. É ainda possível ver uma perspetiva 3D da área capturada, para examinar a chapa de diferentes perspetivas.

No que diz respeito às funções de medição padrão, o Sibress FADS3D pode analisar tramas de 28 a mais de 240 l/cm (71 a >620 lpi), bem como FM, híbrida e a mais recente Bellissima.  Todos os pontos no patch de controlo ativo (superior a 3 mm2) são capturados e avaliados pelo software Versatile@flex.  Parâmetros como o valor do meio tom, a trama, o diâmetro do ponto e o perímetro do ponto são instantaneamente reconhecíveis.