A Modepack apresentou um produto inovador que poderá redefinir a forma como as empresas encaram as embalagens de envio: o Lignin Mailing Bag.
Desenvolvido em colaboração croata-sueca com a Lignin Industries AB, este novo formato combina lignina, um dos biopolímeros mais abundantes da natureza, com polietileno de baixa densidade reciclado pós-consumo (LDPE). O resultado é uma solução durável e reciclável, sendo que a fabricante alega ter menor impacto ambiental.
A lignina, frequentemente chamada de “cola natural” das plantas, é um subproduto da indústria da pasta e do papel que, até recentemente, era tratada como resíduo. A Lignin Industries conseguiu transformá-la no Renol®, um termoplástico de base biológica reciclável como o LDPE convencional.
“Isto não é apenas mais um envelope sustentável. É uma mudança na ciência dos materiais que permite um futuro melhor para as embalagens. Ao usar o Renol®, conseguimos criar uma solução que responde às necessidades reais das empresas — desempenho, eficiência de custos e sustentabilidade — tudo numa só embalagem”, afirma Jure Širić, Managing Director da Modepack.
Segundo a Modepack, as Lignin Mailing Bags podem reduzir as emissões associadas às embalagens em até 60-70% face a sacos produzidos com filmes plásticos reciclados convencionais, graças à substituição de polímeros de origem fóssil por matérias-primas renováveis, à valorização de resíduos industriais em vez da extração de novos recursos, à produção com menor consumo energético e à reciclabilidade nos fluxos normais de LDPE, favorecendo a circularidade.
Compatível com as infraestruturas de reciclagem existentes, resistente à humidade e ao rasgo, e otimizada para as exigências logísticas do comércio eletrónico, a Lignin Mailing Bag responde às novas normas da Regulamentação Europeia de Embalagens e de iniciativas como o U.S. Plastics Pact, que visam reduzir o uso de plástico virgem e aumentar a reciclabilidade.
Galp inaugura flagship na A5 e apresenta nova marca de conveniência “Galp Goody”
A Galp inaugurou, na área de serviço da A5 em Oeiras (sentido Cascais-Lisboa), a sua primeira flagship, apresentada como um hub de energia. O espaço inaugura uma nova geração de áreas de serviço que combinam soluções de mobilidade, conveniência e...
MAR Shopping Matosinhos lança “SHOP – Momentos que não pode fazer click & collect”
Entre 3 e 19 de outubro, o MAR Shopping Matosinhos vai transformar-se num palco de experiências com o evento “SHOP – Momentos que não pode fazer click & collect”, uma iniciativa que convida a redescobrir o prazer das compras em loja física através de...
Lidl lança campanha internacional “Lidl vale mesmo a pena” em 31 países europeus
O Lidl apresentou a sua primeira campanha internacional de posicionamento de marca, com o mote “Lidl vale mesmo a pena”.