O relatório Change Perspectives analisa os desafios enfrentados pelo setor de consumo e retalho em termos de sustentabilidade nas esferas social e ambiental.

O relatório da The Overview Effect, empresa do grupo Minsait, aponta a preocupação com a sustentabilidade como um “valor acrescentado” para o consumo e o retalho.

Os desafios, como explica o CEO Nacho Rivera, "são também grandes oportunidades para a transformação rumo a um sistema alimentar que reduz os danos ambientais, promove a regeneração dos ecossistemas e oferece aos consumidores produtos seguros e saudáveis que garantem o seu bem-estar".

retalho

Dos desafios identificados no documento destacam-se os 26% de emissões provenientes dos alimentos que produzimos e consumimos, 30% de emissões geradas por alterações no uso do solo e 8,4% de mortes causadas pela obesidade em todo o mundo. Desafios que provocam mudanças nos hábitos de consumo e levam as empresas do setor a "oferecer produtos mais sustentáveis e mais saudáveis nas prateleiras", de acordo com The Overview Effect, sendo necessário evoluir não só nestes artigos, mas também na experiência de compra na loja.

Para a filial da Minsait, empresa Indra, é importante passar de uma visão marcada pela gestão de risco e conformidade regulamentar para uma visão que transforme o modelo empresarial, entendendo a sustentabilidade como outro elemento gerador de valor para as marcas.

Consumo responsável em dez passos

 

The Overview Effect identifica no relatório dez passos para que o setor de consumo e retalho avance para um modelo económico mais sustentável:

  • Coesão territorial e empoderamento do setor primário.
  • Produção sustentável e regenerativa.
  • Alimentação segura e saudável.
  • Emprego e cadeia de valores éticos.
  • Economia circular e desperdício alimentar.
  • Consciencialização dos consumidores.
  • Descarbonização.
  • Pesca sustentável e proteção dos ecossistemas marinhos.
  • Biodiversidade e regeneração dos ecossistemas.

Estas diretrizes, segundo Nacho Rivera, "devem proporcionar às empresas a oportunidade de gerar valor nelas mesmas, identificando áreas de inovação muito específicas onde possam gerar soluções para desafios globais através dos seus modelos de negócio".

 

Iniciativas em curso

 

"Uma das grandes mudanças necessárias para impulsionar a transformação rumo à sustentabilidade consiste em compreender que é possível crescer economicamente e gerar impacto positivo. A relação entre crescimento económico e sustentabilidade é cada vez mais clara e as empresas que não integrem este princípio no seu modelo terão muita dificuldade em existir no futuro", diz Nacho Rivera, que acredita que "as grandes soluções no setor do consumo e do retalho serão criadas nos próximos anos e serão feitas a partir de uma perspetiva inovadora e sistémica".

O trabalho do The Overview Effect centra-se na identificação de novos modelos empresariais sustentáveis que ajudam as empresas a alcançar uma nova geração de consumidores e a aumentar o valor diferencial do produto final.

Das suas iniciativas destacam-se a Renatura, a plataforma digital que liga as empresas interessadas em realizar projetos de regeneração com as organizações que os executam no terreno, a fim de encorajar a conservação da biodiversidade e da riqueza socioeconómica das áreas em questão. 

Outro projeto do The Overview Effect é o Carbon Positive, uma ferramenta que ajuda as áreas de negócio a desenvolver novos produtos sustentáveis. Entre outras capacidades, permite analisar processos de conceção de produtos e realizar simulações para encorajar a tomada de decisões antes do lançamento de novos produtos e embalagens.