A Fundação BIAL foi distinguida com uma condecoração de Estado, a 20 de fevereiro, no ano em que comemora 30 anos desde a sua criação.

O Presidente da República entregou as insígnias de Membro Honorário da Ordem do Mérito aos membros do Conselho de Administração da Fundação. Luís Portela (presidente), Daniel Bessa, Nuno Sousa, Miguel Portela e Patrícia Teixeira Lopes, e a Secretária-Geral Paula Guedes estiveram presentes na cerimónia que decorreu no Palácio de Belém.

A Ordem do Mérito destina-se a galardoar atos ou serviços meritórios praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas, que revelem abnegação em favor da coletividade. De acordo com Marcelo Rebelo de Sousa, “a Fundação BIAL tem demonstrado verdadeiro mérito no impulso ao conhecimento, à ciência, à investigação, ao futuro de todos nós”.

Condecoracao Fundacao BIAL

Para Luís Portela, fundador e presidente da Fundação BIAL, “esta distinção constitui um grande estímulo para continuarmos, cada vez mais e cada vez melhor, a procurar apoiar a ciência que se faz em saúde, e a procurar contribuir para que as pessoas tenham mais e melhor conhecimento, mais e melhor saúde, mais e melhor vida”.

Marcelo Rebelo de Sousa felicitou a Fundação BIAL pelo seu 30º aniversário e disse: “Ao longo destas três décadas, a Fundação não apenas superou expectativas, mas também conquistou um prestígio e reconhecimento internacional que tanto orgulha o nosso país. Que ela seja fonte de inspiração para muitas outras Fundações no exemplo que importa replicar”.

A Fundação BIAL foi criada em 1994 pela BIAL, em conjunto com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, com a missão de incentivar o estudo científico do ser humano, tanto do ponto de vista físico como espiritual. É gerida por representantes das duas instituições fundadoras.

Entre as suas atividades destaca-se a atribuição de Prémios científicos no âmbito da investigação em ciências da saúde, nomeadamente o Prémio BIAL de Medicina Clínica, o BIAL Award in Biomedicine, um dos maiores prémios europeus na área da saúde, e o Prémio Maria de Sousa, em parceria com a Ordem dos Médicos.

A Fundação BIAL promove igualmente um programa de Apoios a Projetos de Investigação Científica, orientado para o estudo neurofisiológico e mental do ser humano, nas áreas da Psicofisiologia e da Parapsicologia. Desde 1996, a Fundação organiza, de dois em dois anos, os Simpósios “Aquém e Além do Cérebro”, reunindo os mais relevantes nomes nas áreas das Neurociências e da Parapsicologia e os investigadores apoiados.

Instituição sem fins lucrativos e de utilidade pública, a Fundação conta com o Alto Patrocínio de sua Excelência o Presidente da República, e os patrocínios do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e da Ordem dos Médicos.