Os dados mais recentes publicados pela Close the Glass Loop, que mostra as taxas de reciclagem de 28 países na Europa, revelam que se atingiu uma taxa de reciclagem de 78% em 2019, mais 2% do que no ano anterior.

Os associados da Close the Glass Loop visam alcançar um objetivo de recolha de embalagens de vidro pós-consumo de 90% até 2030, e garantir a reciclagem para que a grande maioria dos 13,7 milhões de toneladas recolhidas possam regressar para fazer outras embalagens.

"A recolha recorde de vidro e a taxa de reciclagem de 78% mostram que o nosso ambicioso Close the Glass Loop podem ser alcançados com uma estreita cooperação entre todos os intervenientes na cadeia de valor, partilha de boas práticas em modelos de recolha inovadores e personalizados, classificação de alta qualidade e campanhas de reciclagem e comunicação para os consumidores", diz Joachim Quoden, Managing Diretor da EXPRA (Aliança de Responsabilidade alargada do Produtor), em nome dos parceiros da Close the Glass Loop.

"O vidro é um material permanente que pode ser infinitamente reciclado em novas embalagens. Quanto mais o vidro é recolhido seletivamente, melhor a sua qualidade para mais vidro reciclado que pode ser produzido  e incorporado na produção de novas embalagens de vidro", diz Marine Ronquetti, Secretário General da FERVER, Federação Europeia de Recicladores de Vidro.