Do total de embalagens de alumínio para bebidas que entram no mercado italiano, 73,6% são recicladas.

O modelo italiano para a gestão de embalagens e resíduos de embalagens de alumínio representa excelência no cenário da EU, anunciou a CIAL, consórcio italiano responsável pela recuperação e reciclagem de embalagens de alumínio, na sua reunião anual.

«Para embalagens de alumínio, ‘descartável’ é um conceito quase ultrapassado, enquanto ‘usar e reciclar’ está cada vez mais difundido. O conceito de ‘uso único’, genericamente associado ao setor da embalagem, não se adequa às embalagens de alumínio, material infinitamente reciclável por natureza», declara Carmine Bruno Rea, Presidente da CIAL.

Italia aluminio

Em Itália, em 2022, 73,6% das embalagens de alumínio colocadas no mercado foram recicladas e, com a valorização energética, a percentagem total de material recuperado sobe para 78%. A taxa de reciclagem de embalagens de alumínio já ultrapassou as metas para 2025 (50%) e 2030 (60%).

«O alumínio é fácil de reciclar e na Itália fazemos isso bem», continua Rea. «É o material ideal para a produção de embalagens (latas de bebidas, latas, aerossóis, bandejas, cápsulas de café, etc.) porque é leve, maleável, resistente ao impacto e corrosão e garante uma barreira eficaz contra a luz, ar, humidade e bactérias, de acordo com os padrões exigidos nos setores de alimentos e bebidas para conservação longa e segura de alimentos», diz.

A seleção de critérios para a gestão da cadeia de abastecimento de embalagens de alumínio garante uma das mais eficientes relações custo-resultado da Europa, criando um excelente modelo de sustentabilidade social, económica e ambiental, conseguido através do envolvimento de instituições, empresas, operadores, cidadãos e municípios.

A eficiência do sistema italiano de coleta seletiva e reciclagem fica ainda mais evidente se for considerado a transversal da taxa de reciclagem de latas de alumínio para bebidas, que em 2022 foi de 91,6%, em linha com países com sistemas de depósito-reembolso e superior à taxa média europeia de reciclagem (73%).