A Evertis e a Indorama Ventures Public Company Limited (IVL) fizeram uma parceria para que os flakes das bandejas PET recicladas possam ser utilizados na produção de filme PET, adequado para bandejas utilizadas nas embalagens de alimentos.

A colaboração é um passo importante para redirecionar as bandejas PET dos aterros ou da incineração e apoiar as metas de reciclagem, introduzindo as bandejas PET na circularidade.

Evertis TraytoTray

Após seis anos de pesquisa e desenvolvimento, a Indorama Ventures focou-se na produção comercial de PET reciclado (rPET) de “bandejas pós-consumo”, na sua instalação em Verdun, França, obtendo flakes de alta qualidade, equiparáveis aos flakes provenientes das garrafas. Além de promover a economia de ciclo fechado para bandejas PET, permite reduzir cerca de 154 milhões de toneladas de desperdício alimentar, que custam, por ano, €143 mil milhões por toda a União Europeia.

A solução da Indorama Ventures aumenta a disponibilidade de PET reciclado através do novo fluxo de reciclagem bandeja a bandeja. De acordo com a Indorama, a nova tecnologia pode permitir que, anualmente, mais de 50 milhões de bandejas PET pós-consumo sejam redirecionadas do aterro ou incineração para a reciclagem.

A Evertis, com base em Portalegre, pretende atingir 50% de conteúdo reciclado pós-consumo incluído nos seus produtos até 2050. Em 2019, a empresa obteve a certificação ECOSENSE, renovada em 2023 como certificação RETRAY, que verifica o conteúdo reciclado incluído na produção de filmes.