A Fedrigoni anunciou o lançamento da gama Materia Viva Metamorphosis assim como de uma nova marca, Éclose, que vai oferecer produtos termoformados com base de pasta de celulose, substituindo plásticos.

A linha Éclose compreende embalagens interiores para cosméticos ou embalagens de perfumes, mas o material - fruto da tecnologia proprietária e soluções certificadas - estará em breve disponível para embalagens exteriores como caixas de óculos.

Fedrigoni MateriaViva2

O nome Éclose também se refere ao conceito de metamorfose, derivando da eclosão da crisálida que liberta a borboleta. Além de ser uma marca, a Éclose é uma jovem start-up italiana, estabelecida através de um acordo entre a Tecnoform, uma empresa sediada em Parma especializada no fabrico de tabuleiros, unidades de exposição e elementos internos para embalagem, e a Fedrigoni (que detém uma quota de 70%).

A gama Materia Viva Metamorphosis

Materia Viva Metamorphosis é o mais recente lançamento da Fedrigoni, que está a apostar em posicionar-se como a alternativa aos materiais de plástico, devido às características técnicas dos seus papéis.

Papel monomaterial, 100% reciclável que evite a laminação e limite o uso de tintas poluentes e acabamentos não ecológicos, adequado para cartões de fidelização, embalagem para barras de sabão ou outros produtos que podem ser danificados por bolor, embalagens com transparências, embalagens para líquidos de dose única nas áreas alimentar ou cosmética, menus de restaurantes, impressão fotográfica, sacos de compras à prova de água,  ou artigos para o e-commerce de luxo são apenas algumas das aplicações finais a que a gama se propõe.

Fedrigoni MateriaViva

Micaela Di Trana, VP de Marketing & I&D da Fedrigoni Paper, afirma: "O nosso objetivo é apoiar os clientes que decidiram seguir o caminho do desenvolvimento sustentável para os seus produtos, incluindo embalagens. A substituição do plástico por papel é possível em muitas aplicações, e também é esteticamente agradável".

Os papéis de Materia Viva Metamorphosis podem ser à prova de riscos, à prova de gordura, à prova de manchas, resistentes ao bolor, resistentes à água, resistentes à água, translúcidos, metálicos, rígidos, elásticos e resistentes ao impacto, resistentes a rasgos, dobragem, calor e luz, sem a ajuda de plástico ou outras substâncias poluentes. Isto torna os produtos finais recicláveis.