A Xeikon anunciou o lançamento da série PantherCure LED, uma nova família de tintas para utilizar nas máquinas com tecnologia Panther.

A cura LED expõe o substrato a menos calor, o que permite uma produção com substratos sensíveis ao calor graças a um arrefecimento à base de água.

Xeikon PantherCure LED

Uma nova trama e um maior gamut de cor prometem uma produção com maior qualidade. Isso vem acompanhado, diz a fabricante, de mais sustentabilidade económica e ambiental, já que as lâmpadas LED utilizadas na cura duram até 20 mil horas em oposição às 2 mil horas das lâmpadas de mercúrio. Diminui-se também as paragens de produção e as demoras devido ao aquecimento e arrefecimento das lâmpadas de mercúrio. A cura LED resulta numa melhor adesão da tinta ao substrato e existe uma redução do consumo em cerca de 30%, dependendo do conteúdo do trabalho a produzir.

"Hoje já fornecemos tintas UV LED para Xeikon Jetrion, portanto as tintas UV-LED foi o próximo passo lógico para a tecnologia Panther. Ainda no ano passado introduzimos uma nova geração de máquinas, as sucessoras da Xeikon PX2000 e da Xeikon PX3000, afirmando assim o nosso compromisso com o mercado de etiquetas e o negócio de etiquetas de tinta UV", explica Filip Weymans, vice-presidente da Xeikon para o marketing mundial.

As novas tintas estão disponíveis para a Xeikon PX3300 e para a Xeikon PX2200 a partir de outubro de 2022. A partir de 2023, os atuais clientes de modelos anteriores da Panther, a Xeikon PX3000 e PX2000 serão elegíveis para upgrades.