A The Navigator Company realiza, a 4 de novembro, às 14h30, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a 20.ª edição do Fórum de Sustentabilidade, sob o tema “O ‘business case’ da Sustentabilidade num mundo em mudança”.


O encontro reúne especialistas de referência da academia, do setor empresarial e da governação corporativa, desafiando as organizações a transformar obrigações regulatórias em oportunidades estratégicas, e a encarar a sustentabilidade como uma alavanca de valor e competitividade.

A sessão de abertura estará a cargo de António Redondo, CEO da The Navigator Company e Presidente do Fórum de Sustentabilidade, que sublinhará a importância de uma abordagem estratégica à sustentabilidade capaz de gerar retorno e impacto positivo para o negócio e para a sociedade.

Entre os oradores convidados destaca-se Fernanda Torre, CEO da Next Agents e docente na Stockholm School of Economics, que apresentará a conferência “Inovação: O Pulso da Sustentabilidade. Com vasta experiência internacional, a oradora irá explorar como a inovação e a transição climática e social podem criar soluções diferenciadoras e geradoras de valor competitivo.

O evento contará ainda com a mesa-redonda “Expectativas de Evolução das Obrigações para as Grandes Empresas Cotadas”, que reunirá Abel Sequeira Ferreira (AEM), Assunção Cristas (VdA / Nova School of Law) e João Moreira Rato (IPCG), com moderação de António Neto Alves, Diretor de Legal e Public Affairs da Navigator. O painel irá abordar as implicações das novas exigências europeias em matéria de sustentabilidade corporativa e o papel dos conselhos de administração na preparação das empresas para este novo enquadramento regulatório.

Num formato de diálogo, a sessão “Para onde vai a Sustentabilidade?” colocará em perspetiva as tendências europeias e o rumo da sustentabilidade empresarial, com Ana Catarina Rovisco (Jerónimo Martins) e Pedro Faria (EFRAG), moderados por Paula Guimarães, Diretora de Sustentabilidade da Navigator.

A síntese dos principais contributos será feita por Teresa Presas, Secretária do Fórum de Sustentabilidade, destacando as reflexões mais marcantes dos 10 anos de existência do Fórum. O encerramento ficará a cargo de Júlia Seixas, Pró-reitora para a Sustentabilidade da Universidade Nova de Lisboa, que abordará o tema na perspetiva da interseção entre ciência, política e economia.