No projeto de smart packaging GELA há um rótulo à base de fibras de celulose que contribui para uma redução significativa do tempo necessário para refrescar bebidas no frigorífico.

A nova tecnologia foi desenvolvida pelo Laboratório Colaborativo AlmaScience, do qual a The Navigator Company é um dos associados fundadores. São necessários apenas 12 a 15 minutos para que uma bebida fique à temperatura ideal – um período cerca 50% menor ao obtido com os métodos convencionais que têm de lidar com a baixa condutividade térmica do vidro.

Gela involucro arrefecimento

A inovação, comunica a companhia, demonstra a viabilidade de soluções disruptivas para rótulos e embalagens com controlo térmico e abre caminho para futuras aplicações que envolvem a redução do tempo para congelamento de produtos.

A tecnologia e a sua demonstração em protótipos está a ser desenvolvida ao abrigo da Agenda “From Fossil to Forest”, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência e dos Fundos Next Generation EU.

O consórcio, liderado pela The Navigator Company, conta com 27 parceiros em diferentes áreas de trabalho, entre os quais o Laboratório Colaborativo AlmaScience - que, além do GELA, é responsável pelo desenvolvimento de outras soluções para controlo de temperatura baseadas em celulose -, em parceria com o RAIZ - Instituto de Investigação da Floresta e Papel e o Grupo Superbock.