A Avery Dennison conduziu um teste semi-industrial para avaliar a capacidade de libertação do rótulo e a qualidade dos flocos de embalagens recicladas durante o processo de reciclagem de HDPE, em cooperação com o Centro Nacional de Testes Circular Plastics (NTCP).

Os resultados científicos demonstram que as soluções da Avery Dennison para aplicações FMCG são totalmente separadas das embalagens HDPE durante o processo de reciclagem, mesmo sob condições de lavagem a frio.

Durante o teste, foram testados 50 000 frascos brancos de HDPE com diferentes combinações de materiais de face fílmica e adesivos de emulsão. Descobriu-se que 100% das soluções de etiquetas da Avery Dennison são separadas das embalagens de HDPE durante o processo de reciclagem, resultando em flocos de HDPE limpos e que o stress mecânico é um fator crítico para permitir a libertação da etiqueta e deve ser incluída nos testes protocolo.

Os resultados mostram que os requisitos atuais para que os adesivos de rótulos sejam lavados em temperaturas quentes ou frias terão pouco impacto na capacidade de separação dos rótulos durante a reciclagem.

Isto indica que há potencial para as associações de reciclagem e os órgãos reguladores atualizarem o projeto existente para diretrizes de reciclagem de HDPE. Os resultados também mostram que as marcas FMCG não precisam procurar soluções de etiquetagem separadas que permitam a reciclabilidade.

“Estes resultados desafiam a crença amplamente difundida de que as etiquetas autoadesivas não se separam das embalagens HDPE durante a etapa de lavagem a baixa temperatura no processo de reciclagem”, afirma Alena Maran, Diretora de Estratégia e Sustentabilidade da Avery Dennison, EMENA. “Até agora, não tínhamos evidências baseadas em fatos que mostrassem como os nossos rótulos reagem durante as múltiplas etapas do processo de reciclagem. Podemos agora ver claramente que os requisitos existentes nas diretrizes de design para reciclagem e nos protocolos de teste para rótulos laváveis não são necessariamente representativos do processo de reciclagem de HDPE em grande escala.”

O ensaio semi-industrial realizado não avaliou as etapas de reciclagem que ocorreram após a lavagem (por exemplo, extrusão). As alegações apresentadas por este ensaio estão sob a condição de que o rótulo tenha passado nos requisitos de classificação.