A Esko está a ampliar as capacidades de Impressão de Dados Variáveis (VDP) em termos de velocidade e escala através de uma colaboração com a Scantrust e a empresa de embalagens ePac Flexible Packaging®.

O Esko Automation Engine está no centro da operação, com a tecnologia VDP que permite a impressão de códigos QR serializados em embalagens flexíveis em massa, através do ePacConnect™.

Esko VDP ePacConnect Pouch

"A Impressão de Dados Variáveis tem a capacidade de levar o papel da embalagem a um novo nível", disse o diretor de produto da Esko, Paul Land. "Com oportunidades de localização, serialização, personalização e rastreabilidade, os avanços na automação significam que agora é possível aproveitar ainda mais a tecnologia para transformar o ambiente de pré-impressão”.

"Ao ligar o módulo VDP no Motor automation com a Scantrust, criámos uma estrutura para códigos que facilita a utilização pelos conversores", disse Paul. "Não só esta implementação é a primeira do género, como também desbloqueia capacidades que antes eram difíceis de alcançar."

Ryan Kiley, Diretor de Desenvolvimento de mercado na ePac Flexible Packaging®, disse que a capacidade de produzir dados variáveis em massa independentemente do tamanho da tiragem, é uma mudança no jogo: "Agora, com um simples clique, um cliente pode transformar as suas embalagens numa plataforma interativa que oferece envolvimento do consumidor, prova de proveniência e proteção da marca, reduzindo simultaneamente os pontos de contacto em pré-press e produção”.

Como cada embalagem flexível inclui um código QR, cada embalagem torna-se um portal online. O código único, que é menor que um selo postal, ativa o conjunto de ferramentas conectadas. As funcionalidades vão desde ferramentas de envolvimento do consumidor até funcionalidades ativas de proteção da marca e anti-contrafacção.