A ACTEGA lançou a Signite, uma solução de decoração que pretende reduzir ou eliminar o desperdício da rotulagem com o aspeto “no label”.

Dependendo do design da decoração, a tecnologia pode reduzir os resíduos de etiquetas em mais de 50% em comparação com um rótulo sensível à pressão, eliminando a matriz do rótulo e reduzindo a espessura do mesmo.

Signite

A alternativa, diz a fabricante, é mais benéfica para os atuais processos de reciclagem e para os programas de reutilização de embalagens, especialmente em embalagens de vidro. "As marcas estão a assumir uma posição de liderança em soluções de embalagem sustentáveis, com metas ambiciosas de redução de resíduos e um impulso para aumentar a eficiência e escala da reciclagem de embalagens", explica Anthony Carignano, Diretor Técnico de Marketing – Signite, ACTEGA. "Ao mesmo tempo, estas empresas procuram formas de desbloquear novas estéticas de etiquetas de alta qualidade e experiências tácteis para produtos premium. A Signite oferece a estas marcas a melhor oportunidade possível para cumprir todos estes objetivos. A solução está a mudar o jogo, sem nenhuma outra tecnologia que proporcione redução de resíduos de plástico nesta escala. Além disso, à medida que a solução avança e se torna compatível com outros processos de produção, como o jato de tinta digital, o impacto na indústria e, em última análise, no ambiente, só se tornará mais significativo."

Signite actega

Os primeiros aplicadores em linha destinam-se a recipientes cilíndricos rígidos a velocidades de produção mais baixas. Os desenhos subsequentes do sistema, que se encontram em diferentes fases de desenvolvimento do protótipo, abordarão recipientes de alumínio e assimétricos, juntamente com tipos de recipientes de parede fina que exigem inflação para transferência de decoração. As máquinas aplicadoras de alta velocidade e os respetivos meios de decoração estão planeados para a prototipagem em 2022.