A Koenig & Bauer Durst anunciou que a VariJET 106 vai ser instalada num cliente no início do próximo ano, antes de revelar formalmente a máquina na drupa, que se realiza em Dusseldórfia, Alemanha, de 20 a 30 de abril.

Direcionada à indústria de embalagens de cartão flexível, a VariJET 106 tem o formato B1 e atinge uma produção de 6000 folhas/hora. É o resultado do desenvolvimento colaborativo entre a Koenig & Bauer e a Durst, que integra a tecnologia inkjet na plataforma offset da Rapida 106.

A VariJET 106 combina os pontos fortes do jato de tinta digital com os da impressão offset clássica e com o acabamento em linha. É esta flexibilidade como um sistema de impressão híbrido produtivo que visa revolucionar o mercado da embalagem.

Robert Stabler, Diretor-geral da Koenig & Bauer Durst, disse: "Estamos muito entusiasmados com as oportunidades e progressos com a nossa tão esperada VariJET 106. Temos uma série de clientes que gostariam de ser sites beta, e planeamos mostrar-lhes a máquina depois do verão. O cliente que escolhermos terá uma visão para personalização em massa e será um bom parceiro para um site beta. O feedback dos nossos clientes é que as tiragens mais curtas, a personalização em massa e a necessidade de serem mais ágeis são as razões imperiosas para a mudança para a produção digital".

Os avanços da colaboração de ambas as empresas também implicaram atualizações para a Delta SPC 130 e CorruJET 170.

Uma unidade digital para meios não revestidos irá alargar a gama de suportes que podem ser usados para impressão na Delta SPC 130. A introdução de cores especiais para as quinta e sexta estações permitirá que os transformadores atinjam os requisitos de cor das marcas.

As três máquinas cumprem também os requisitos para a produção de embalagens primárias seguras para alimentos usando tecnologia de tinta à base de água proprietária.