A empresa alemã Kolbe-Coloco Spezialdruck vai ser a primeira empresa a testar a tecnologia de metalização EcoLeaf, da Actega Metal Print. Focando-se em aplicações topo de gama, a empresa usará a nova solução para imprimir efeitos metalizados, apontando a erradicação do foil e as suas vantagens em termos de sustentabilidade como uma decisão-chave para a adoção da mesma.

 

"Erradicar o foil é um marco enorme e incrivelmente importante na nossa indústria, e esta tecnologia parece pronta a apoiá-lo. Por esta razão, não temos dúvidas de que os nossos clientes vão abraçar o EcoLeaf, e também sabemos que vão adorar a oportunidade de adicionar uma metalização rentável e incrível aos seus trabalhos", comenta Michael Leon, diretor-geral da Kolbe-Coloco.

A base da tecnologia EcoLeaf é um pigmento prateado que pode ser sobreimpresso, levando a um arco-íris de cores metálicas, incluindo ouro. Integrado em linha em máquinas analógicas, máquinas de impressão digital ou equipamento de acabamento – novo ou reajustado ao equipamento existente – o EcoLeaf é composto por uma “imagem gatilho” impressa e uma unidade de metal que aplica apenas a quantidade precisa e necessária de metal à imagem especificada.

Sediada em Versmold, a apenas 1,5 horas de carro da ACTEGA em Lehrte, a Kolbe-Coloco faz parte do grupo baseado em Hamburgo, o H.O.PERSIEHL.

A formação e a instalação de unidades EcoLeaf na máquina de 12 cores da empresa, com uma combinação de offset, flexo e serigrafia, tudo inline, a Gallus RCS, começou no início de março de 2020.

A ACTEGA Metal Print foi fundada em fevereiro de 2017 com a missão de revolucionar as artes gráficas com uma tecnologia sustentável que reduz a quantidade de material, desperdício, custo e tempo de produção para a criação de embelezamentos, em comparação com os processos convencionais.

Para concretizar esta missão, a divisão ACTEGA da ALTANA adquiriu a Nano-Metallography, uma tecnologia que foi revelada pela primeira vez na drupa 2016 por Benny Landa, fundador do Grupo Landa.