A Rotech Machines acaba de introduzir a  tinta térmica ultravioleta invisível (UV) no mercado, que visa ser um recurso para uma maior segurança e rastreabilidade do produto e para proteger contra a contrafação.

Invisível a olho nu, a tinta UV permite que os clientes de todas as indústrias apliquem códigos discretos ou invisíveis que só podem ser vistos sob luz ultravioleta, dificultando a replicação, especialmente se os códigos forem colocados em diferentes áreas em cada mês ou em cada lote.

"Há uma necessidade crescente de proporcionar garantias, tanto às cadeias de abastecimento como aos utilizadores finais, da autenticidade do produto. A contrafação custa às empresas milhões de euros de receitas perdidas todos os anos. Esta tecnologia, simples de aplicar, de baixo custo, pode levar a segurança a novos patamares e tornar quase impossível ou impraticável que os burlões as reproduzam", comentou o diretor, Richard Pether.

A tinta UV pode ser impressa em conjunto com códigos de lote padrão, códigos de data, códigos QR, número de série, etiquetas ou códigos de barras. Em alternativa, pode ser aplicado diretamente em partes específicas da embalagem ou rotulagem numa gama de formatos.

Os códigos de rastreabilidade e autenticidade podem ser aplicados a produtos farmacêuticos, embalagens de alimentos e álcool, peças industriais, software e bens de elevado valor.  Por exemplo, os códigos UV podem ser aplicados a medicamentos para mostrar uma data de fabrico/caducidade secundária dos ingredientes associados.