Quase metade dos compradores (44%) considera que a utilização de materiais de embalagem sustentáveis desempenha um papel fundamental ao adquirir artigos de moda online.

A conclusão é de um estudo, elaborado pela Smurfit Kappa em colaboração com a TRUE Global Intelligence, a 5 028 consumidores europeus de França, Alemanha, Itália, Polónia e Espanha. O objetivo era descobrir as atitudes e comportamentos relacionados com o uso de embalagens sustentáveis em eCommerce no âmbito da moda.

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Mais de um terço dos consumidores (35%) afirma ter tomado a decisão por ser mais sustentável ao comprar moda online. Além disso, 43% dos compradores na Europa afirma que o uso de embalagens recicladas é o maior indicador da sustentabilidade de uma marca.

O estudo revela que 40% dos inquiridos indica que a informação, ou os símbolos que aparecem na embalagem, são uma das principais fontes de informação de que dispõem sobre a responsabilidade ambiental de uma empresa. Outros 59% dos utilizadores mencionam a importância de devolver os artigos, utilizando a mesma embalagem em que vinham.

José Antonio Llopis, eCommerce Manager da Smurfit Kappa Espanha | Portugal | Marrocos, indica que “este estudo deixa patente que os consumidores europeus querem marcas e lojas que atuem de forma responsável. A embalagem constitui uma prova tangível e visual do compromisso que estas têm com a sustentabilidade. Por isso, é indispensável que se adaptem às exigências ambientais dos compradores. Caso contrário, arriscam-se a perder consumidores ou a lesar a sua reputação”.

O estudo destaca, ainda, os três principais fatores que influenciam na perceção da embalagem sustentável por parte dos consumidores:

  • A embalagem pode ser reciclada: 43%
  • A embalagem é biodegradável: 35%
  • A embalagem é com materiais reciclados: 35%

José Antonio Llopis acrescentou que “os materiais que uma marca ou loja utiliza para a embalagem dos seus produtos assumem uma importância cada vez maior. São estas perguntas que os consumidores fazem: é reciclável? É biodegradável? Os resultados deste inquérito assinalam que uma percentagem considerável dos europeus coloca estas perguntas. É necessário que as marcas adotem soluções de embalagem mais sustentáveis, se ainda não o fizeram”.

A Smurfit Kappa está presente em 23 países na Europa e em 13 países da América.