Com o aumento das compras online em todo o mundo e com a necessidade de lidar com o problema dos resíduos, há uma necessidade acrescida de encontrar novas soluções para embalagens mais sustentáveis. A pensar nisso, o Grupo H&M introduziu um novo sistema multimarca de embalagem de papel, que visa marcar “o novo normal para a embalagem”.

Na indústria da moda, o plástico é um dos maiores desafios. Não só é usado em materiais sintéticos como poliéster, mas também em cabides, etiquetas, sacos de compras de uso único e polybags. Como evitar que as embalagens se tornem resíduos em si mesmas e, ao mesmo tempo, entregar produtos de qualidade superior? Esta é a questão a que a H&M quer responder.

H M packaging

"Estamos a introduzir um tipo de embalagem que é melhor tanto para o cliente como para o ambiente. Ainda precisa melhorar, uma vez que temos de continuar a trabalhar na substituição da utilização de plástico em toda a nossa cadeia de abastecimento logístico. Mas ao introduzirmos esta nova embalagem estamos a criar um enorme impacto substituindo o plástico exterior por uma solução de papel. Este é um pequeno passo numa longa viagem", diz Hanna Lumikero, proprietária do serviço e responsável pelo novo sistema de embalagens do Grupo H&M.

Nos centros de distribuição nos Países Baixos, Reino Unido, Suécia, China, Rússia e Austrália, milhões de embalagens foram enviados aos clientes como parte de um teste.

A maioria dos materiais para além dos produtos que são entregues tornam-se desperdício quando chegam ao cliente. O objetivo desta nova solução é reduzir o risco de criar esse desperdício. Isto, por sua vez, impede que os pacotes tenham mensagens desatualizadas sobre eles, evitando outro risco de desperdício.

A marca H&M começou a implementá-la em mercados selecionados e deverá ampliar a abrangência nos próximos meses. No início de 2021, a marca & Other Stories deverá fazer o mesmo.