A Bayer anunciou o investimento de 100 milhões de euros para permitir inovação, produção e consumo sustentável dos produtos de Consumer Health, que incluem marcas como Aspirina, Bepanthene e Claritine. O investimento equivale a 2% das vendas da divisão.

"A crise climática afeta famílias em todo o mundo, particularmente as que estão em comunidades desfavorecidas e é uma das maiores ameaças à saúde global do nosso tempo", disse Heiko Schipper, Membro do Conselho de Administração, Bayer AG, e presidente da Divisão de Consumer Health da Bayer.  "O nosso objetivo é ajudar a criar um mundo mais saudável para todos, através deste investimento e do nosso compromisso de expandir o acesso à saúde quotidiana para 100 milhões de pessoas em comunidades desfavorecidas até 2030."

Bayer Cross

Nos últimos 20 anos, as alterações climáticas têm causado um número crescente de doenças crónicas e outras questões de saúde, com impacto desproporcionado em populações vulneráveis, incluindo crianças, idosos, minorias e pessoas nas comunidades mais pobres. Com a visão da empresa de "saúde para todos, fome para ninguém", a Bayer está empenhada na ação climática com base em três vertentes.

A empresa visa “Priorizar Marcas, Produtos e Embalagens Sustentáveis”, ou seja, encontrar novas soluções para inspirar a criação e consumo sustentáveis dos produtos e suplementos. Implementou a abordagem de "reciclar, reduzir, ser responsável e substituir" e estabeleceu os seguintes objetivos: 100% das embalagens da Bayer Consumer Health serão recicláveis ou reutilizáveis até 2030 e todas as embalagens incluirão informações de reciclagem favoráveis ao consumidor.

Seguindo a mesma lógica, a embalagem será composta em média por 50% de conteúdo reciclado e 100% do papel comprado será de origem sustentável.

Até agora, a empresa já atingiu os seguintes objetivos:

  • As caixas de envio incluirão 80% de conteúdo reciclado até ao final de 2021.
  • Conversão do papel de packaging para papel certificado proveniente de florestas geridas de forma responsável, em marcas globais (Claritine e Redoxon).
  • Implementar um programa de transição para o marketing digital e reduzir os materiais promocionais impressos pela divisão de Consumer Health.
  • 100% dos novos projetos de desenvolvimento de produtos são avaliados para o desempenho da sustentabilidade em saúde, ambiente e acesso.

Além disso, a empresa sublinha a “Urgência de Ação Coletiva”, referindo ter assinado a Carta de Sustentabilidade Ambiental da Federação Global de Cuidados Pessoais, que permite trabalhar em linhas competitivas para incentivar o progresso ambiental a nível da indústria, focado na redução de emissões de carbono e embalagens mais sustentáveis.

Em consonância com o compromisso geral da Bayer atingir a neutralidade climática até 2030 (âmbito 1 e 2) e net zero em toda a cadeia de valor (âmbitos 1, 2 e 3) até 2050, a divisão de Consumer Health está a apresentar ações específicas para aumentar a eficiência energética e tornar-se renovável. Os progressos até à data incluem:

  • Redução da pegada de carbono em instalações de produção através de projetos de energia renovável e eficiente, contribuindo para uma redução de 30% nas emissões de carbono entre 2019 e 2020.
  • 65% da energia utilizada em três locais de produção de Consumer Health (Alemanha, Guatemala e Espanha) é gerada a partir de fontes renováveis.