A Bluepharma é a primeira empresa do setor farmacêutico, a nível mundial, a lançar no mercado embalagens de medicamentos com um sistema de identificação para daltónicos, o código ColorADD.

“É com enorme satisfação e orgulho que desenvolvemos este projeto e que adotamos este sistema inclusivo em todo o nosso portefólio. Trata-se de um projeto pioneiro no mundo, na área da indústria farmacêutica, que procura minorar um problema que afeta 350 milhões de pessoas em todo o mundo”, refere Paulo Barradas Rebelo, presidente da Bluepharma.

Bluepharma Packaging flat

Miguel Neiva, criador do código ColorADD, afirma: “Confesso que este é um momento de enorme satisfação para nós, e estou certo de que para a Bluepharma também, pois é inquestionável o valor desta parceria pioneira no setor farmacêutico. Um caminho longo que vimos fazendo lado a lado e que, através de modelo de cocriação, se materializa hoje numa solução de grande impacto para um sector onde cor é um fator relevante na comunicação e a independência aquisitiva do daltónico é determinante para fazer a escolha correta sempre que a cor é um fator de diferenciação/identificação do medicamento. 

ColorADD

 “Reitero o agradecimento à Bluepharma e a toda a sua equipa que, com resiliência e determinação, promoveu esta solução inovadora junto da entidade reguladora, reforçando a certeza que estamos juntos no objetivo de promover a inclusão de todos”, finaliza.

O projeto vai implicar o rebranding das embalagens de medicamentos da Bluepharma realizado no seguimento da celebração dos 20 anos da marca, que se assinalam este ano.  

O que é o ColorADD?

ColorADD é um sistema de identificação de cores para daltónicos, uma linguagem universal que representa as três cores primárias - Azul, Amarelo e Vermelho - através de símbolos gráficos. Com base no conceito de “Adição de Cor” os símbolos podem se relacionar entre si e toda a paleta de cores ser graficamente identificada.

O ColorADD está implementado em vários países de forma transversal e em diversos setores de atividade social e económico: transportes, vestuário, saúde e hospitais, cidades e espaços públicos, ambiente, material didático e jogos, educação, entre outros.