A farmacêutica Novartis assinou cinco contratos de compra de energia virtual (VPPAs), para acrescentar mais de 275 megawatts de energia renovável à rede elétrica. O objetivo é atingir 100% de energia renovável nas suas operações europeias, por meio de contratos de compra de energia virtual.

Montse Montaner, Diretora de Sustentabilidade da Novartis, comenta: “Soluções de eficiência energética e energia renovável são os pilares da nossa estratégia para reduzir as emissões. Estes acordos representam um marco importante na política de sustentabilidade ambiental da Novartis e no objetivo de tornar as nossas operações neutras em carbono até 2025 e em toda a cadeia de valor até 2030."

Novartis

Nos termos dos acordos agora estabelecidos, a eletricidade eólica e solar serão geradas a partir de seis projetos de energias renováveis, ​​desenvolvidos por três fornecedores diferentes - Acciona, EDP Renováveis e Enel Green Power. Todos os projetos estarão localizados em Espanha. Espera-se que os projetos estejam operacionais em 2023 e que contribuam para a redução da pegada de carbono da empresa nas suas operações europeias durante um período de 10 anos. Os acordos europeus seguem o VPPA recentemente implementado com o parque eólico Santa Rita East no Texas, EUA, que atualmente compensa 100% da eletricidade usada nas operações da Novartis nos EUA e Canadá.