Até 2025, todos os produtos da marca Garnier deverão ter embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis, sem plástico virgem, e todas as fábricas deverão ser neutras em carbono.

A marca já aposta, há anos, em fórmulas de produtos mais naturais, com ingredientes de comércio justo, com produtos orgânicos certificados para os cuidados de pele das massas. Agora, a Garnier quer ir mais longe, e mudar a forma como a indústria da cosmética funciona.

GARNIER GREEN BEAUTY

Com a iniciativa Green Beauty, a Garnier faz uma abordagem mais profunda à temática da sustentabilidade. O objetivo é transformar todas as fases da cadeia de valor, reduzindo ou erradicando o impacto ambiental.

No que concerne à embalagem, a marca quer abandonar a utilização de plástico virgem proveniente de fontes não renováveis, eliminando a utilização anual de 37 000 toneladas. Diz ainda que, até 2025, todas as embalagens serão reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.

Até 2025, a marca pretende que as suas instalações industriais sejam100% neutras em carbono, através da utilização de energias renováveis, sendo que já conseguiu reduzir, até agora, 38 596 toneladas de emissões de CO2, através do aumento da utilização de energias renováveis.

GARNIER SKIN tube hemp

Além disso, como parte da L'Oréal for the Future, a Garnier será a primeira marca a implementar um Projeto de Rotulagem de Impacto de Produto. A nova rotulagem visa informar os consumidores sobre o impacto ambiental e social dos seus produtos, capacitando-os a fazer escolhas mais sustentáveis. Sendo testada em França e em produtos de cuidados capilares, a Rotulagem de Impacto do Produto dá a cada produto uma pontuação de sustentabilidade, de A a E, com produtos rotulados como "A" considerados os melhores da classe. Esta pontuação tem em conta 14 fatores ambientais desde o abastecimento, fabrico, transporte, utilização e reciclagem. A rotulagem de impacto do produto dos produtos Garnier Haircare estará acessível aos consumidores na página da marca francesa antes de ser lançada internacionalmente.

Adrien Koskas, Garnier Global Brand President, comentou: o "Green Beauty vai transformar a forma como fazemos negócios. Desenvolvida com a ajuda dos nossos parceiros, investigadores e clientes, esta iniciativa destaca um conjunto de metas ambiciosas, sustentadas por metas tangíveis. Comprometemo-nos a diminuir o nosso impacto no planeta e a inovar para um futuro sustentável. Levará tempo, mas a Beleza Verde vai transformar Garnier, e esperamos que a indústria da beleza como um todo."

Mais do que a embalagem

A marca quer ir além das opções mais imediatas e vai reformular os seus produtos, recorrendo a ingredientes à base de plantas e renováveis, produzidos de forma sustentável, com programas de apoio a comunidades locais.

A ambição da marca é que a alteração decorra até 2022, sendo possível acompanhar as alterações através de um Relatório de Progresso da Sustentabilidade, que estará disponível no site da marca.

SLEEPING OIL HEMP 1

O lançamento da Green Beauty vem ainda com uma onda de lançamentos de novos produtos. O Garnier Bio Hemp chega com uma embalagem nova e patenteada à base de cartão e os Eco-Pads reutilizáveis Garnier SkinActive visam contribuir para hábitos mais sustentáveis. Já na linha de cuidados capilares, a grande inovação é o Shampoo Sólido Garnier Ultra Doux, que tem uma embalagem biodegradável e 100% reciclável.

A Garnier's Green Beauty Initiative também pretende ajudar os consumidores a fazer uma escolha mais sustentável, no ponto de compra. A Garnier terá como objetivo educar os consumidores, sobre temas como a reciclagem, em todos os pontos de contacto digitais detidos pela marca.

O combate à poluição

Para ir mais além, a marca estabeleceu uma parceira com duas organizações não governamentais: a Ocean Conservancy e a Plastics for Change.

A Ocean Conservancy trabalha contra o plástico no oceano há mais de 30 anos. A Garnier juntou-se à Ocean Conservancy's Trash Free Seas Alliance, que foi criada em 2012 e une cientistas, conservacionistas e o setor privado para encontrar soluções reais para a crise do plástico oceânico. A Garnier vai ajudar a identificar formas inovadoras de reduzir/redesenhar embalagens de plástico e parar o fluxo de poluição.

Além disso, vai reunir equipas - consumidores e funcionários - em todo o mundo para recolher plástico das praias, oceanos e vias navegáveis a 19 de setembro (se as circunstâncias o permitirem).

Mais de 3 mil milhões de pessoas em todo o mundo vivem sem acesso à recolha organizada de resíduos. É quase metade da população do planeta. Algumas das pessoas mais pobres do mundo recolhem o lixo para tentar ganhar a vida.

Os apanhadores de resíduos, muitas deles mulheres, vivem abaixo do limiar da pobreza e trabalham em condições terríveis. Através da Fundação Plastics for Change India, a Garnier vai apoiar as comunidades de recolha de resíduos na Índia, contribuindo para apoiar a educação, cuidados de saúde, nutrição e literacia financeira.

 SOLID SH AVOINE

Sobre a marca

A Garnier é uma marca de beleza global com a ambição de se tornar a primeira marca verdadeiramente sustentável e natural no mercado de massas. A marca Garnier conta ainda com as submarcas Fructis, Ultra Doux, Garnier Bio, SkinActive, Amber Solaire, Olia e Nutrisse.