Popularmente conhecida como a "molécula de prazer", responsável por proporcionar bem-estar e regular o humor, a dopamina é também a influência por detrás de uma das tendências de cosméticos, diz a equipa de Market Insights do fabricante e fornecedor de embalagens de cosméticos Quadpack.

Marcados por desenhos intensos e animados que visam animar o espírito dos consumidores, os produtos "Dopamine Beauty" aplicam a psicologia das cores à embalagem e à decoração.

Dopamine Beauty

Desde a pandemia, o bem-estar tornou-se a principal prioridade para os consumidores – e o mercado tem respondido às suas necessidades através do lançamento de produtos de maquilhagem e cuidados com a pele. As embalagens e os aplicadores que permitem a autoexpressão e usam cores para aumentar o otimismo e a felicidade estão em ascensão e continuarão em 2023.

A experiência sensorial da embalagem é fundamental para a tendência do aumento da dopamina, não só para cores, mas também texturas e até aromas que ajudam a criar um efeito "sentir-se bem". Muitas vezes, as embalagens trabalham em conjunto com fórmulas, desenvolvidas para provocar a mesma experiência sedutora.

Como as embalagens de cosmética são mais sobre estética do que funcionalidade, podem ser encontrados em múltiplas formas. Os lançamentos mais recentes são embalados em tubos, droppers, sticks, soluções sem ar; e até mesmo as embalagens secundárias seguem a tendência. Muitos dos novos produtos visam a geração jovem e também são atraentes para imagens e vídeos nas redes sociais, o que pode ser uma mais-valia para as marcas, diz a Quadpack.

A Quadpack pode fabricar e decorar soluções para produtos de beleza, recorrendo a impressão digital de qualidade fotográfica e acabamentos texturizados em madeira, até estampagem, metalização e outros.