O Grupo Sovena adquiriu 100% do capital da empresa portuguesa Centazzi, detentora da marca Salutem.



Para Jorge de Melo, CEO da Sovena, “a experiência e o dinamismo da Centazzi no mercado, permite-nos consolidar a nossa aposta nas novas tendências da alimentação”, acrescentando que “é nosso objetivo reforçar a posição de mercado da marca Salutem, facilitando o acesso a canais de comercialização no mercado nacional e internacional”.

Salutem
A Centazzi foi criada em 1935, quando os irmãos Alberto e Arnaldo Pereira adquiriram uma fábrica de rebuçados. Em 1942, a empresa registou a Salutem como uma marca de farinhas alimentares à base de soja. O sucesso alcançado nos anos 60 permitiu aos seus mentores lançar a primeira fábrica de transformação de soja em Portugal, com o objetivo de melhorar as misturas das farinhas utilizadas na indústria alimentar. Na década de 90, os incentivos aos cuidados a ter com a alimentação deram à Salutem uma posição privilegiada no mercado.

Atualmente, com um volume de faturação superior a 8 milhões de euros em 2020, a Centazzi conta com mais de 50 colaboradores e uma fábrica e um armazém localizados no Seixal.
A Centazzi lança uma média de 30 a 40 novos artigos por ano, tendo principal relevância no segmento das bolachas funcionais, barras saudáveis e cereais de pequeno-almoço. O portfólio abrange ainda os suplementos alimentares, snacks saudáveis, massas, arroz, leguminosas e proteínas vegetais.


A Sovena, do Grupo Nutrinveste, é uma das empresas líderes mundiais no setor do azeite, com as marcas Oliveira da Serra e Andorinha, marcando presença no setor dos óleos vegetais, com a Fula, Vêgê e Frigi. A empresa detém operações diretas em dez países – Portugal, Espanha, EUA, Brasil, Chile, Argentina, Marrocos, Itália, China e Angola – exportando para mais de 70 e empregando mais de 1200 colaboradores em todo o Mundo.