Até 2023, a Bacardí vai trazer ao mercado uma embalagem 100% biodegradável, que deverá substituirá 80 milhões de garrafas plásticas - 3.000 toneladas de plástico - atualmente produzidas e comercializadas pelas suas várias marcas.

“Quando estabelecemos a meta de ser 100% livre de plástico até 2030, sabíamos que seriam necessários avanços inovadores no design de embalagens para torná-la viável, e é exatamente isso que está a acontecer através da nossa parceria com a Danimer”, referiu Jean-Marc Lambert, vice-presidente sênior de operações globais da Bacardí.

A Danimer Scientific, fabricante de produtos biodegradáveis, vai fornecer o Nodax™ PHA, um bio polímero que deriva dos óleos naturais de sementes de plantas, como palma, canola e soja. Enquanto uma garrafa de plástico normal leva mais de 400 anos para se decompor, a nova garrafa irá biodegradar-se numa ampla variedade de ambientes, incluindo composto, solo, água doce e água do mar, e após 18 meses desaparecerá sem deixar para trás microplásticos nocivos.

Bacardi garrafa biodegradavel

O rum BACARDÍ® será a primeira bebida a aparecer na nova garrafa, seguindo-se marcas como o do gin BOMBAY SAPPHIRE®, a vodka GREY GOOSE®, a tequila PATRÓN®, o vermute MARTINI® e o whisky escocês DEWAR’S®.

Ned Duggan, vice-presidente sénior da Bacardí, comentou: “Ao longo de nossos 158 anos de história, a Bacardí sempre acreditou no respeito aos recursos naturais do mundo e na atuação responsável, desde o abastecimento sustentável de nossa cana-de-açúcar até a água e a energia utilizadas para fazer a nossa cachaça. Agora estamos entusiasmados por sermos pioneiros nesta nova tecnologia de bio polímero para o benefício de todas as marcas da Bacardí e de toda a indústria de bebidas alcoólicas.”

Além da nova garrafa, a Bacardí a criar uma garrafa de papel de origem sustentável. Ao integrar o polímero Nodax™ PHA, a solução alternativa terá credenciais ambientais igualmente fortes, ao mesmo tempo em que garante que a qualidade e o sabor da bebida alcoólica dentro de uma garrafa de papel.

Graças à versatilidade deste novo material inovador, a equipe de Desenvolvimento de Embalagens da Bacardí também resolverá um dos problemas plásticos mais antigos da indústria de bebidas - o revestimento plástico das tampas de garrafas. “Pode parecer pequeno”, diz Jean-Marc, “mas adicione isso a cada garrafa produzida globalmente e estaremos a falar de muitas toneladas de plástico todos os dias. Assim que tivermos corrigido o problema, abriremos o código da solução para uso de toda a indústria. Não se trata de vantagem competitiva, mas de fazer a coisa certa para o planeta.”

O anúncio representa um grande passo para a empresa atingir sua meta de ser 100% livre de plástico nos próximos 10 anos. Além de lançar a nova garrafa de bio polímero em 2023, a empresa também se comprometeu a remover todo o seu plástico descartável não essencial, incluindo todos os materiais de caixa de presente de plástico e materiais de ponto de venda de plástico, nos próximos três anos.

O Nodax™ PHA foi verificado como uma alternativa verdadeiramente biodegradável aos plásticos petroquímicos pela University of Georgia (UGA) e pelo UGA New Materials Institute num estudo de 2018. A Danimer Scientific atualmente usa o material para uma ampla gama de aplicações, incluindo bandejas termoformadas, palhas, embalagens de filme flexível e multicamadas, revestimentos, talheres descartáveis e mais.

Hoje, o “Nodax™ PHA é um dos materiais ecológicos mais promissores do mundo porque oferece a biodegradabilidade que os consumidores exigem sem perder a sensação de qualidade que recebem do plástico tradicional”, disse Scott Tuten, diretor de marketing e sustentabilidade da Danimer Scientific. “O material oferece o melhor dos dois mundos e estamos ansiosos para trabalhar com a Bacardí e incorporar PHA na sua embalagem icônica.”

A Bacardí Limited produz e comercializa bebidas destiladas e vinhos internacionalmente reconhecidos. Permanece até hoje uma empresa de propriedade familiar, emprega mais de sete mil pessoas, opera unidades de produção em 11 países e comercializa as marcas em mais de 170 países.