A empresa municipal A.S. - Águas de Santarém lançou uma marca própria, intitulada “águAS, Natural de Santarém”. Com a sustentabilidade como pano de fundo, o lançamento contempla uma garrafa reutilizável para consumo de água da torneira, um rótulo e um posicionamento de marca semelhante a qualquer outra insígnia de água.

O Presidente do Conselho de Administração da empresa Municipal A.S – Águas de Santarém, Ramiro Matos, explica que este é um momento muito importante para a Águas de Santarém. Temos vindo a traçar um percurso de credibilidade e confiança, alicerçado na sustentabilidade e no consumo responsável. Queremos reforçar que a água da torneira da nossa região é uma das melhores a nível nacional e que é plenamente apta ao consumo humano e que ao consumi-la estamos a beneficiar o nosso meio ambiente”.

Lançamento aguAS Chef Avillez

A garrafa n.º1 foi oferecida ao Chef José Avillez na sessão inaugural do evento “Sabores e Saberes – 40 anos de História, que decorre até 25 de outubro. Paralelamente, será lançada uma campanha de comunicação integrada e multicanal, no sentido de chamar a atenção para o consumo da água do concelho. As garrafas, que se enchem com água da torneira, são reutilizáveis e serão também distribuídas em escolas, entidades públicas, entre outros.

Com o indicador de água segura a manter os 99 % (98,66 %), beber água da torneira com confiança continua a ser uma realidade, conforme demonstram os dados do relatório anual sobre o "Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano", referente ao ano de 2019. O desempenho confirma a tendência na qualidade da água para consumo humano, colocando Portugal Continental ao nível dos países mais desenvolvidos da Europa Ocidental.

Águas de Santarém

As garrafas de água constituem o quinto artigo mais encontrado nas limpezas das zonas costeiras, tendo um impacto significativamente negativo no planeta, considerando que o plástico tem um processo de degradação de até 450 anos. A pensar nisso, a embalagem de água reutilizável, como a da marca águAS, destina-se ao consumo de água canalizada.