A Lavazza Professional lançou um copo reciclável e biodegradável, o KLIX Eco Cup, fabricado com papel proveniente de florestas geridas de forma sustentável.

O produto, criado em parceria com a Kotkamills, está disponível nas máquinas de venda automática KLIX desde fevereiro de 2020.

Uma Avaliação do Ciclo de Vida gerida pela consultora externa WSP afirma que a utilização da chávena reduz os impactos ambientais em quase 2/3 em comparação com um copo de papel padrão.

Ashley Weller, diretora-geral da Lavazza Professional UK, explicou: "Os apelos para uma redução do plástico de uso único para recipientes de alimentos e bebidas aumentaram o nosso compromisso para oferecer uma solução revolucionária para satisfazer as necessidades: o KLIX Eco Cup marca mais um passo em frente na nossa missão de oferecer as soluções de venda de bebidas mais sustentáveis do mundo."

O CEO da Kotkamills, Markku Hämäläinen, afirmou: "Estamos satisfeitos com a colaboração com a Lavazza Professional. A empresa é uma das mais ecológicas para o setor de venda de bebidas, e está ambiciosamente a tentar implementar um modelo de sustentabilidade que responda ao desafio de reduzir o plástico nos próximos dois anos. Este tipo de colaboração é ideal para nós."

De acordo com os Kotkamills, a maioria dos consumidores desconhece que os copos de papel padrão são difíceis de reciclar e são normalmente enviados para aterro, devido a um revestimento de Polietileno (PE), que muito poucas instalações de reciclagem em toda a Europa podem processar.

O novo KLIX Eco Cup é único, diz a empresa, devido a uma barreira de dispersão à base de água, patenteada, que permite que as chávenas sejam recicladas como resíduos normais de papel, tal como o papel de escritório.