A Nestlé vai utilizar o esquema de rotulagem nutricional Nutri-Score na Áustria, na Bélgica, em França, na Alemanha e na Suíça, a partir do primeiro semestre de 2020. Num período de dois anos, a Nestlé implementará o Nutri-Score nas marcas dos seus negócios.

A Cereal Partners Worldwide (CPW), a joint-venture (Nestlé e General Mills) de cereais de pequeno-almoço, também vai seguir o exemplo, nos mesmos países. No total, são mais de 5000 produtos que nos cinco países apresentarão o Nutri-Score.

O Nutri-Score é um esquema voluntário de front-of-pack que classifica alimentos e bebidas de acordo com o seu perfil nutricional. É um esquema codificado por cores com uma escala que varia de A (escolhas mais saudáveis) a E (escolhas menos saudáveis).

Marco Settembri, CEO da Nestlé para Europa, Médio Oriente e Norte de África, disse: “A nossa ambição é ter uma das opções mais saudáveis em todas as categorias de produtos que disponibilizamos. O Nutri-Score irá motivar-nos e ajudar-nos a acompanhar o nosso progresso. Tenho orgulho em que a Nestlé seja a primeira empresa a lançar o Nutri-Score a esta escala na Europa. Queremos agora avançar rapidamente, pois temos a certeza de que este é o caminho certo a seguir.”

As duas empresas estão prontas para a Implementação deste esquema noutros países que o solicitem ou notifiquem à Comissão Europeia.

David Clark, Presidente e CEO da Cereal Partners Worldwide, disse: “A nossa procura por um pequeno-almoço melhor nunca está terminada. Como líderes no setor de cereais de pequeno-almoço, podemos ajudar os consumidores a terem um início de dia saudável, nutritivo e saboroso com os nossos cereais. Os nossos consumidores estão no centro dessa pesquisa – no passado, no presente e no futuro. É por isso que estamos a utilizar o Nutri-Score, para orientar o desenvolvimento e a comunicação do valor nutricional dos nossos produtos."

As marcas Nestlé nas quais o Nutri-Score aparecerá incluem produtos à base de plantas da GARDEN GOURMET, o achocolatado para o leite NESQUIK, as pizzas BUITONI, o café NESCAFÉ, os produtos culinários MAGGI e os chocolates KITKAT.

A Cereal Partners Worldwide utilizará o Nutri-Score nos seus cereais de pequeno-almoço, incluindo FITNESS e CHOCAPIC. Alguns produtos, como as fórmulas infantis, enquadram-se em regulamentos separados.

Marco Settembri disse: “Com o Nutri-Score, queremos permitir que as pessoas tomem decisões informadas para dietas mais saudáveis. Estamos também a acelerar a transformação dos nossos produtos e a lançar mais produtos com uma melhor pegada ambiental e que contribuam para uma dieta equilibrada, exemplo disso são as opções recém-lançadas de alimentos e bebidas à base de plantas”.

Monique Goyens, diretora-geral do BEUC, disse: “O BEUC, a Organização Europeia de Consumidores, aplaude a decisão da Nestlé de implementar a utilização do Nutri-Score. As pesquisas realizadas em vários países demonstram que, de facto, o Nutri-Score é atualmente o esquema com melhor desempenho para ajudar os consumidores a fazerem escolhas mais saudáveis. Portanto, consideramos o Nutri-Score uma ferramenta importante para contribuir para o combate à obesidade. Só podemos recomendar que outras empresas sigam o excelente exemplo da Nestlé e coloquem o Nutri-Score nos seus produtos. É por isso que várias organizações de consumidores, que são membros da rede BEUC, lançaram uma petição a pedir à Comissão Europeia que torne o Nutri-Score obrigatório em toda a Europa.”

O ambicioso plano de implementação vem na sequência do anúncio da Nestlé, feito em junho de 2019, expressando o apoio ao Nutri-Score na Europa continental, como forma de apoiar as agendas de saúde pública, europeia e nacionais.