A Markem-Imaje lançou uma nova tinta, a FB655, à base de álcool, especialmente dirigida à indústria alimentar, bem como aos bens de consumo, como os cosméticos. Diz o fabricante que as novas tintas diminuem os custos e oferecem alta qualidade na impressão.

Para os produtos que devem ser codificados com dados variáveis, tais como datas de validade, números de lote e, por vezes, até ingredientes, a codificação contínua de jato de tinta (CIJ) é uma escolha popular. No entanto, a maioria das tintas CIJ existentes tem um cheiro que pode ser problemático para os trabalhadores e pode, por vezes, alterar a perceção sensorial do conteúdo dentro dos pacotes codificados.

Tinta codificacao Markem Image

O consumo aditivo associado com esta tinta é 50% inferior ao de outras tintas mais usadas tradicionalmente, diz a fabricante. Ao contrário da geração de tintas à base de álcool, esta não requer a instalação de um kit de pressurização ou o uso de ar comprimido, não sendo necessário investimento num acessório ou consumo de energia extra.

O fabricante promete uma ótima definição de código com contornos muito claros e sem manchas, independentemente do material impresso (embalagens de cartão, tampas de alumínio, PET, PE ou PP, plásticos rígidos e alguns metais). Também pode ser usado para imprimir códigos Datamatrix ou QR de fácil leitura.

O consumível cumpre todos os regulamentos e diretivas existentes que regem a embalagem, sejam eles necessários ou apenas recomendados: REACH, GMP, HACCP, EuPIA, Swiss Ordinance, Nestlé Guidance Note.

Funciona com todas as impressoras de jato de tinta contínua da Markem-Imaje.