Depois da certificação para reciclagem do filme de alta barreira Propafilm™ Strata SL no início do ano, a Innovia Films decidiu certificar todos os produtos não revestidos, revestidos com acrílico e da gama de barreira EVOH.

Os testes são realizados pela Interseroh, uma empresa independente alemã de reciclagem e consultoria.

A Interseroh analisa e avalia a embalagem com base em critérios sólidos, juntamente com todos os processos pós-vida (recolha, triagem, reciclagem e processamento). O resultado da análise é uma escala que determina se a embalagem não é reciclável ou se tem um desempenho muito bom no processo.

Stephen Langstaff, Global Business Manager Packaging da Innovia Films afirma "Esta certificação fornece validação independente de que nossos filmes de polipropileno são totalmente recicláveis.”

Langstaff continua :"Se os fluxos de coleta fossem padronizados em todo o Reino Unido e Europa, o polipropileno e outras poliolefinas poderiam ser reciclados e reutilizados sem problemas significativos. O próximo passo para a Innovia é trabalhar com parceiros para desenvolver um fluxo compatível com alimentos para que o produto reciclado possa ser incorporado de volta no filme".

Actualmente, existe uma recolha limitada de filmes flexíveis em toda a Europa, o que significa que este recurso está a ser desperdiçado. Produtos diários que foram fabricados a partir de polipropileno podem ser recuperados e reprocessados de volta em pellets de polímero para uso numa gama diversificada de aplicações comerciais e industriais, como a moldagem de peças plásticas para a indústria automóvel.