A Siegwerk anunciou a presença nas próximas feiras, a interpack e a drupa, com o vasto portfólio de tintas e serviços, abordando as tendências futuras de impressão e embalagem. Com o lema "repensar a embalagem – “rethINK packaging" a participação da Siegwerk será dedicada aos esforços para moldar o futuro das embalagens num mundo circular e digital.

A embalagem desempenha um papel essencial e as embalagens de plástico ganharam popularidade nos últimos 50 anos, uma vez que resolvem desafios globais: mantém os produtos médicos estéreis, reduzem as emissões de transporte e proporcionam um ambiente seguro para a água, alimentos e produtos de higiene.

No entanto, as embalagens de plástico têm desafios à medida que entram num sistema linear que resulta na eliminação de cerca de 90% das embalagens de plástico após uma única utilização. Trinta por cento dos resíduos de plástico não são formalmente eliminados, mas libertados para o ambiente. "A questão premente é como é que as vantagens das embalagens de plástico podem ser usadas sem os efeitos secundários negativos. Acreditamos firmemente que a criação de uma Economia Circular é a solução para este problema", explica Alina Marm, Head of Circular Economy Hub da Siegwerk, uma unidade especialmente estabelecida para servir a transição para uma Economia Circular em toda a empresa.

"Para concretizar uma Economia Circular, precisamos de repensar fundamentalmente nas embalagens baseadas no Design for Less e design para soluções de reciclagem", acrescenta Marm. Design for Less significa satisfazer a procura de embalagens com a utilização de menos plásticos, eliminando componentes de embalagens, substituindo os plásticos por materiais renováveis, como o papel e introduzindo novos modelos de negócio para reutilização ou partilha de conceitos.

O design para reciclagem visa aumentar a reciclagem das embalagens repensando o seu design, por exemplo, passando de multimaterial para embalagem monoplástica ou eliminando-se materiais como o PVC. Com gelados sem invólucro, snacks embalados em papel, embalagens reutilizáveis ou embalagem monomaterial, já existem algumas soluções melhoradas a entrar no mercado.

Tintas e vernizes

As tintas e vernizes desempenham um papel importante. Para além da marcação da embalagem, as funcionalidades técnicas das tintas suportam as três alavancas em termos de redução, reutilização e reciclagem de embalagens. "Através de novas aplicações de tinta e verniz, temos a oportunidade de colmatar as lacunas técnicas de desempenho de embalagens monomateriais recicláveis, como papel e monoplástico, e apoiar  a reciclagem de alta  qualidade",  explica  Marm.

Além disso, a empresa está a impulsionar ativamente a transformação na indústria de embalagens, contribuindo com a sua experiência de tinta para diferentes iniciativas do setor, como, por exemplo, o CEFLEX ou a Iniciativa de Economia Circular Deutschland (CEID) para unir esforços ao longo de toda a cadeia de valor e ajudar a concretizar um futuro sustentável.

Impulsionar o crescimento futuro do negócio

Além da inovação baseada em dados e da digitalização dos processos para impulsionar o crescimento futuro, a Siegwerk está a desenvolver novos modelos de negócio, com serviços e plataformas a aproveitarem o seu know-how de tinta e embalagem.

A empresa fundou a subsidiária Siegwerk Ventures para construir novos empreendimentos como novos pilares estratégicos para o futuro e gerar novos fluxos de receitas relevantes. "Trata-se de alargar o nosso core business, criando crescimento em novos segmentos de mercado para além da venda de tinta", explica Felix Bischopink, Head of Siegwerk Ventures. Assim, a sua equipa está a estudar o ciclo de vida completo da embalagem, desde o design até à produção e à reciclagem, onde as principais capacidades e know-how da Siegwerk podem ser combinados com oportunidades digitais para estabelecer novos modelos de negócio circulares na indústria de embalagens.

Conseguir mais com os parceiros

"Para avançar com as embalagens para um mundo circular e digital, precisamos de trabalhar ainda mais em conjunto para testar novas ideias em toda a indústria", diz Bettina Horenburg, Diretora de Comunicação Corporativa da Siegwerk. "Por isso, queremos reunir as pessoas no nosso stand para, em conjunto, repensar a embalagem e desenvolver ideias inovadoras para atender às futuras tendências de embalagem e impressão."

Como parte da parceria com o Touchpoint Packaging, os visitantes da drupa também podem ouvir palestras especializadas e discussões com especialistas da Siegwerk sobre as tendências de impressão de embalagens especialmente focando-se em soluções de economia circular e o poder da digitalização.

Em ambas as feiras, a empresa apresentará o seu extenso portfólio de tintas e serviços, incluindo os mais recentes desenvolvimentos e inovações para a embalagem e impressão de etiquetas.