Na Hispack, que aconteceu em Barcelona no final de maio, a DS Smith realizou um workshop e apresentou alguns dos mais recentes desenvolvimentos em embalagem, desenvolvida em cartão canelado.

Iago Candal, responsável de Design e Inovação, e Estrella Ruiz, designer de packaging da DS Smith Ibéria, mostraram uma solução de caixas cujas dimensões se adaptam às necessidades de cada envio. O design permite que as pequenas empresas deem o salto para o e-commerce com uma única solução de packaging que se ajusta às necessidades dos diferentes produtos.

ds smith garrafas

Além disso, a equipa apresentou ainda um packaging especialmente desenvolvido para embalar uma bola, acrescentando valor ao produto e tornando-se num elemento cada vez mais relevante. Outro exemplo foi um agrupador de garrafas, totalmente produzido em cartão canelado – designado "Frog" – que pode ser utilizada como um elemento que permite ao consumidor criar o seu próprio agrupamento de produtos na loja.

ds smith bola

Por último, a equipa da DS Smith partilhou com o público uma solução de packaging especialmente desenvolvida para o envio de smartphones para assistência técnica, garantindo a proteção dos dispositivos durante todo o percurso.

Investimento em I&D e circularidade

O número de departamentos de design da DS Smith na Ibéria passou de 8 para 14 e o número de profissionais de design aumentou 70%, ao passar de 50 para 85 designers, entre 2018 e 2022. O crescimento registado permitiu o desenvolvimento de cerca de 18 400 designs estruturais e mais de 16 000 designs gráficos só no último ano.

ds smith smartphones

Durante a apresentação feita na introdução ao workshop, Ignacio Montfort, Managing Director da DS Smith Ibéria, destacou: “Na DS Smith, estamos muito satisfeitos por regressar à Hispack. A feira destaca a relevância de um setor imprescindível que desempenha um papel essencial na cadeia de fornecimento e que, além disso, tem um peso específico inegável na contribuição para as estratégias de sustentabilidade de muitos setores. Um exemplo desta relevância é o crescimento que temos experienciado desde a última edição da Hispack, em 2018, quando tínhamos 19 fábricas de Packaging na Península Ibérica e, atualmente, contamos já com 26”.

ds smith smartphones

Em meados de 2021, a DS Smith anunciou um pacote de I&D de 116 milhões de euros para acelerar o seu trabalho em torno da economia circular, sustentando assim a nova estratégia de sustentabilidade da empresa. Além disso, no ano passado, nasceu em Lisboa o primeiro hub de inovação híbrido da DS Smith, um centro colaborativo onde a empresa realiza sessões de trabalho, inspiração e análise com os seus clientes, tanto presenciais como virtuais.