Realizou-se, no Casino Estoril, a 30.ª Gala dos Papies, concurso que premeia a melhor criatividade em diversas categorias relacionadas com criatividade e produção gráfica. No concurso, foram premiados projetos em 26 categorias e a Monteiro Packaging foi considerada a Empresa Gráfica do Ano, após um processo de votação em que participaram os pares da indústria, os parceiros e os clientes finais.

Monteiro PackagingJosé Barros, da Monteiro Packaging

A Sprint – Impressão Rápida foi premiada pela “Caixa Cupra” e a M2 foi premiada pela “Caixa Heineken”, ambas em Embalagem. Já na categoria Displays & Cartonagem, as honras foram atribuídas ao “POS VW Pão de Forma – Casal Garcia”, projetado pela Opal Publicidade e pela Sign – Wide Format Printing, assim como para o “Expositor Melange”, produzido pela L2.

Caixa Cupra 2Caixa Cupra

Na categoria Sacos de Papel, o “The Hut” valeu um Grande Prémio à Mirapack. A MPFX Design e a Nauvegar foram premiadas, na categoria de Rótulos, Etiqueta e Autoadesivos, pelos trabalhos “Quinta das Avelleiras – Reserva Douro” e “Hugo Mendes Rosé 2020”, respetivamente. Em cada categoria foram ainda atribuídas diversas Menções Honrosas, que podem ser consultadas nesta ligação.

“Barreiro, 500 Anos e Agora?” produzido pela M2 Artes Gráficas, de Lisboa, foi considerado o melhor projeto gráfico a concurso nos Papies 2021 e Manuel Ribeiro, da MR Artes Gráficas, foi homenageado pelos seus pares por uma vida dedicada à indústria.

“Mulher Coração da Liberdade, produzido pela Nova Gráfica, dos Açores, “A Primeira Década – The Yeatman”, produzido pela Norprint Artes Gráficas, e os Catálogos “Provocar Sentidos, do Grupo UV ou “Kinda Portfolio XXI” da J.G. Artes Gráficas foram os Grandes Prémios das categorias Inovação Gráfica, Livros e Brochuras & Catálogos.

Caixa HEINEKEN 3Caixa HEINEKEN

Em Revistas, destacaram-se a “Feed #10”, produzida pelo Estúdio Gráfico XXI, e a “Observador – Especial Aniversário”, impressa pela Norprint.

A Tipografia Lessa e a Printipo Artes Gráficas foram premiadas pelos projetos “Caixa Ambientador” e “Postal de Natal”, na categoria que visa destacar as melhores iniciativas de Autopromoção.

Nas categorias mais técnicas, como a Personalização em Digital, a Eikon Centro Gráfico venceu com “Bilhetes Museu do Dinheiro”. Nas Campanhas Multiplataforma, o projeto da The Navigator Company, com criatividade Mustard, “Dá a mão à floresta”, assim como a campanha para o evento “Simplesmente…vinho 2021” foram os que mais impressionaram o júri. Em Design, o livro “Select Build”, impresso pela Jorge Fernandes, arrecadou o Grande Prémio.

“Cabides de cartão reciclado com tinta fluorescente”, da Bulhosas (Irmãos) foi premiado na categoria Tintas Especiais. Já o livro Nadia Sammut, impresso pela Printer Portuguesa, e o livro “Alvorada”, impresso pela Nova Gráfica, foram premiados nas categorias Fine Paper e Reciclados, respetivamente.

Houve ainda prémio para o ACP Relatório & Contas 2020, produzido pela Jorge Fernandes, pela utilização criativa de Cunhos, e pelo livro pop-up “Nós, as crianças, temos direitos”, da responsabilidade da Sprint – Impressão Rápida. A “Caixa Xanthigen” e o “Menu G”, impressos pela Onda Grafe, receberam prémios pela utilização criativa do verniz, da estampagem e da plastificação.

POS VW Pao de Forma Casal GarciaPOS VW Casal Garcia

Em Impressão Offset / Offset Digital, o Grande Prémio foi atribuído ao livro “Furnas Mistérios & Águas”, da Nova Gráfica. Em Impressão Digital, os projetos laureados foram o “Museu do Holocausto”, da responsabilidade da Lusoimpress, em Grandes Formatos, e o livro “Herdade da Malhadinha Nova”, da Norprint – Artes Gráficas, em Pequenos Formatos.

A Gala, que decorreu no Casino Estoril na noite de 27 de outubro, contou com a presença de cerca de 350 convidados das mais variadas indústrias ligadas à comunicação gráfica e embalagem. A noite foi de festa, embora ainda condicionada pelas políticas de segurança adotadas para a prevenção face à pandemia da COVID-19.

melange 1Expositor Mélange

Em 2021, o concurso contou com o apoio e participação das seguintes empresas e marcas: Agfa; Antalis; Azevedo & Albuquerque; Brilho Ibérica; Brigal; Canon; Change Paper; Duplo, Emetrês; Epson; Fedrigoni Paper; Fedigoni Self Adhesives; Fujifilm; Grafopel; HP; Inapa; Konica Minolta; Kongsberg; Martinez Ayala; SafetyKleen; Serve; Siopa & Siopa; Sistrade; Soporset, The Navigator Company e Xerox.

 O concurso anual, organizado pela Pixelpower – editora das revistas Packaging e doPAPEL- reúne fornecedores, empresas produtoras e clientes finais numa grande gala que visa celebrar as artes gráficas em Portugal.

Para conhecer todos os premiados, visite o site oficial