As novas embalagens de NESTUM® e um livro infantil dedicado à divulgação da importância das abelhas são as partes mais visíveis de uma campanha de sustentabilidade da Nestlé.

A 20 de Março, Dia Mundial das Abelhas, a marca fez a entrega simbólica dos primeiros de 400 núcleos de abelhas-rainha à FNAP e à FENIPICOLA, que os farão chegar a 61 apicultores em regiões afetadas por catástrofes naturais.

Luis Ferreira Pinto, Diretor de Dairy Nestlé da Zona EMENA, comentou: “a apicultura é uma atividade essencial para a nossa biodiversidade, para a sustentabilidade dos ecossistemas, para a qualidade dos nossos alimentos e até das matérias-primas numa empresa como a Nestlé. Quando tomámos conhecimento das perdas que esta atividade sofreu, rapidamente entrámos em campo para ver de que forma poderíamos ajudar a comunidade de apicultores e, com o imprescindível apoio da DGAV, definimos que o sentido seria a ajuda à reposição do efetivo de abelhas”.

IMG 4853Luis Ferreira Pinto

Adiantou ainda: “esta campanha vai estar presente em todas as embalagens do NESTUM® Mel, à venda nos próximos meses, vai estar ainda em milhares de lojas em todo o país com os expositores dedicados. Vamos, além disso, promover a edição de um livro infantil, que leva para o seio das famílias um alerta sobre o apoio que devemos dar às abelhas”.

O objetivo é contribuir para a reposição da população de abelhas nessas regiões, promovendo a valorização do mel e dos produtos apícolas nacionais. Os apicultores elegíveis para esta oferta foram apurados por um concurso que decorreu durante o mês de abril, seguindo os critérios definidos pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), a entidade que tutela o sector.

O evento aconteceu no Posto Apícola do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), na Tapada da Ajuda, criado há 80 anos em Lisboa, que se associou à campanha “Juntos Pelas Abelhas”, que conta ainda com a participação da FNAP (Federação Nacional dos Apicultores de Portugal) e da FENAPICOLA (Federação Nacional de Cooperativas Apícolas e de Produtores de Mel).

Os núcleos de abelhas-rainha, uma vez colocados no seu habitat natural e tendo alimento em abundância, terão a capacidade de se reproduzir, dando origem a novas colmeias num curto espaço de tempo.

IMG 4857

A cerimónia de entrega dos núcleos contou com a presença do Secretário-Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, da Diretora-geral da DGAV, Susana Guedes Pombo, do Presidente do INIAV, Nuno Canada, além do Diretor de Dairy Nestlé da Zona EMENA, Luis Ferreira Pinto, que fez a entrega dos núcleos aos presidentes da FNAP e FENAPICOLA, Manuel Gonçalves e Bruno Martins, respetivamente.

Um livro para plantar flores melíferas

A campanha “Juntos pelas Abelhas” visa ainda sensibilizar toda a sociedade para a extrema importância de cuidar das abelhas, protegê-las e ao seu habitat e, sobretudo, proporcionar-lhes alimento em abundância através do simples gesto de plantar flores melíferas. Para isso, a Nestlé decidiu, também, editar um livro com papel semente.

“Amália, a Abelha-Rainha que salvou a Primavera” é o livro infantil, da autoria de António Antunes Carvalho, que explica a importância das abelhas para o ecossistema, alertando para o cuidado a ter com os polinizadores. O livro inclui uma folha de papel semente destacável que, uma vez plantada, dá origem a uma planta melífera para alimentar as abelhas. O livro está disponível para download gratuito, podendo também ser adquirido através de passatempo ou como oferta na compra de NESTUM® em supermercados e hipermercados. No site www.nestle.pt/juntospelasabelhas podem também ser descarregadas fichas didáticas sobre as abelhas.