O PENTA Group adotou medidas rígidas de proteção durante a pandemia da COVID-19. Apesar de continuar a produção nas empresas do grupo, o CEO, Frederico Jorge, prevê uma diminuição de número de clientes no futuro, devido ao fecho das respetivas empresas.

Quando a pandemia teve início, a empresa adotou um “plano de contingência bastante rígido, e recentemente, alguns colaboradores que regressaram de férias, ou que tiveram contactos sociais alargados nos últimos 15 dias, ficaram em quarentena”. Outra das medidas passou por colocar todos os departamentos que não são da produção em regime de teletrabalho.

Frederico JorgeFrederico Jorge, CEO do PENTA Group

 

“Até ao momento não sentimos decréscimo a nível de encomendas, mas os de pedidos de orçamentos diminuíram”, refere o empresário. Fizeram novos tipos de trabalho para os clientes habituais e, nesta fase, não conseguem ter uma ideia do que traz o futuro próximo. “Depende muito do tempo que durar a pandemia, mas prevejo que muitas empresas do setor perderão um número significativo de clientes por fecho de portas dos mesmos”, adianta Frederico.

A solução poderá estar, por exemplo, na “injeção de capital nas empresas para fazer face aos incumprimentos de pagamentos por parte dos clientes”. Frederico Jorge refere também que “os montantes de crédito atribuído pelos fornecedores de matérias primas, principalmente estrangeiros, irá diminuir de forma drástica, o que levará a que as empresas do setor tenham de repensar as formas de recebimento junto dos seus clientes”.

Questionado sobre o que gostaria de transmitir aos colegas da indústria, responde: “gostaria de desejar a melhor sorte do mundo a todas as empresas do setor, concorrentes ou não concorrentes. Unidos seremos mais fortes”, mostrando-se disponível para ajudar no que for possível.

O grupo

O PENTA Group é composto pelas empresas PENTA adhesiv, PENTA pack e PENTA tecnologic, e tem sede em Salvaterra de Magos. É um dos um dos maiores produtores de embalagem em cartão, embalagem flexível e substratos autoadesivos de Portugal. 

Está no mercado desde 1995 com a PENTA pack, na produção de caixas de cartão canelado. Em 2004 criou-se a PENTA adhesiv, que era uma empresa de revenda de produtos de embalagem. Em 2010, unidade começou a produzir etiquetas autoadesivas para as indústrias dos vinhos, azeites e farmacêutica e, mais recentemente, em 2016, iniciou a produção de embalagens flexíveis.

Atualmente conta com cerca de 100 pessoas, com um turnover na ordem dos 10 milhões de euros e, em 2018, inaugurou uma nova fábrica.