Os preços e a escassez de papel, os temas do envernizamento e a forma como as marcas estão a impulsionar a produção digital em cartão ondulado foram alguns dos temas principais da terceira SPC Open House da Koenig & Bauer Durst.

A introdução de reduções de gramagem de papel para reduzir custos e o consumo são argumentos para que os conversores continuem a mudar a produção para o digital, particularmente devido aos aumentos de preços de dois dígitos que atingem as empresas nos últimos meses.

Os conversores de toda a Europa continental foram recebidos no Durst Innovation Center East, em Lienz, Áustria, para um evento descrito como um "verdadeiro abre-olhos" por Robert Posch, Diretor de Operações da Rondo Ganahl em St. Ruprecht, que está a registar um crescimento anual em volumes digitais entre 25 e 30% por ano. A Rondo foi uma das primeiras empresas a adotar a máquina de impressão digital Delta SPC 130 da Koenig & Bauer Durst.

 "As tiragens estão a ficar cada vez menores. O mundo está a mudar para a produção digital – não há dúvida disso", disse Posch. "Desde o início, começámos a mover as tiragens mais pequenas do offset e flexo para a impressão digital, que tem tido muitos benefícios. Em primeiro lugar, é fácil imprimir em papel não revestido, e também é possível imprimir a 80 a 120 metros lineares por minuto. Não há desafios ou defeitos de qualidade com a produção na Delta SPC 130. Descobrimos que os suportes não revestidos funcionam melhor para nós no digital do que no flexo, e não precisamos de primer."

Sede Durst LienzRobert Posch (à esquerda), Robert Stabler e Wolfgang Knotz

Posch acrescentou: "A decisão de imprimir no digital baseia-se na velocidade, mais precisamente no tempo de ciclo através da fábrica, porque as marcas precisam, cada vez mais, de levar os produtos aos mercados mais rapidamente, ao invés de esperar 7 a 14 dias com a produção convencional. O nosso objetivo é dar resposta ao cliente em apenas alguns dias. Um exemplo de clientes que beneficiam da produção com cartão ondulado no digital é a Lindt Sprüngli, pelas suas campanhas sazonais na Áustria. "

Robert Stabler, Diretor-geral da Koenig & Bauer Durst, afirmou: "Foi um privilégio poder discutir com os conversores, em primeira mão, os desafios que enfrentam com a escassez de papel, aumentos de preços e potenciais estratégias de mitigação. O nível de aumento dos preços em papel teria sido inimaginável há dois anos, com um conversor a registar um aumento de preços de 15 a 20% desde dezembro do ano passado. "

Stabler acrescentou: "A impressão digital, na sua essência, permite imprimir apenas o que se quer, quando se precisa, e sempre foi uma tecnologia com fortes credenciais de sustentabilidade e uma oportunidade para reduzir o consumo de papel. Agora, adicionar reduções de gramagem em papel para reduzir ainda mais o consumo é muito poderoso."

O próximo SPC Open House da Koenig & Bauer Durst em Lienz, no dia 12 de maio de 2022, contará também com experiências de clientes e um debate.