“The Ultimate B2B E-commerce Guide: Tradition is out. Digital is in” é o título de um recente estudo comissionado pela DHL, que prevê um forte crescimento para o mercado de E-commerce B2B.

Até 2025, 80% de todas as vendas B2B entre fornecedores e consumidores empresariais ocorrerão por via digital, dizem as previsões. O impacto da pandemia da Covid-19 no ritmo da digitalização e no comportamento de compra dos millennials tem sido o principal motor deste crescimento.

O que está previsto para o futuro do setor B2B já foi observado no canal B2C, com a DHL Express a registar elevadas taxas de crescimento, particularmente durante as principais épocas festivas e dias especiais, como a Black Friday ou Cyber Monday. No total, as receitas de E-commerce B2C na DHL Express aumentaram em cerca de 40% face a 2019.

“Mesmo em períodos de paralisação global, a globalização tem mostrado a sua resiliência, alimentada pela digitalização e pelo poder do comércio global”, diz John Pearson, CEO da DHL Express. “Estas tendências têm resultado num número cada vez maior de consumidores a realizar as suas compras de forma online. A pandemia acelerou este desenvolvimento como nunca, com um aumento acentuado das empresas a venderem os seus produtos no mercado digital. Assim, o E-commerce e a logística global forneceram a chave para desbloquear as paralisações locais, manter as economias em funcionamento e mitigar o impacto da Covid-19 para muitos dos nossos clientes”.

Em 2019, antes da pandemia, as vendas globais no E-commerce B2B já tinham crescido até 18,2%, atingido os 10,4 biliões de euros, ultrapassando a dimensão de mercado do setor B2C. Através da Covid-19 e da consequente aceleração da digitalização, estima-se que este volume global de E-commerce atinja os 17,8 biliões de euros até 2027.

DHL aviaoA DHL Express anunciou recentemente a compra de mais 8 Boeing B777 e uma parceria com a Smartlynx Malta para acrescentar dois Airbus A321 à sua frota.

Millenials a liderar a mudança

O estudo revela fatores que impulsionam o crescimento do mercado global do E-commerce B2B: para além de tendências gerais como a globalização e a digitalização, uma nova geração de millennials orientada para a tecnologia começa a deixar a sua marca.

Neste momento, os millennials representam 73% de todas as compras profissionais B2B. Enquanto nativos digitais, as suas experiências no setor B2C traduzem-se em elevadas expetativas ao fazer transações B2B, pressionando as empresas a investir em soluções digitais, como plataformas de venda, ao mesmo tempo que oferecem um grande potencial de crescimento.

“Se as empresas B2B querem aproveitar ao máximo as novas oportunidades transfronteiriças e de E-commerce têm de começar a adaptar-se aos novos hábitos de compra. Especialmente com a próxima geração de millennials enquanto futura decisora do setor B2B, que está a impulsionar ainda mais a digitalização do setor. As experiências dos clientes B2B têm de estar alinhadas com as experiências digitais do B2C. Enquanto especialistas internacionais de E-commerce, temos o conhecimento necessário para apoiar as empresas na sua adaptação às mudanças em curso e a extraírem todo o seu potencial”, diz Leendert van Delft, Vice President Global Sales Programs and Global E-commerce.

O impacto na DHL Express

A evolução positiva do negócio reflete-se também nos resultados financeiros da empresa no ano fiscal de 2020: com uma receita total de 19,1 mil milhões de euros (+11,9% face ao ano anterior) e um EBIT de 2,7 mil milhões de euros (+34,9%) a divisão Express do Grupo Deutsche Post DHL fechou 2020 com o melhor resultado em mais de 50 anos de história.

Em 2020, a DHL Express entregou 484 milhões de encomendas aos seus clientes (B2C e B2B) pelo mundo, cerca de 9% a mais por dia face a 2019. Para se adaptar a este aumento, a DHL Express continua a investir anualmente mais de mil milhões de euros em novas instalações de última geração em todo o mundo para multiplicar a sua capacidade de triagem (+65% desde 2013), contrata novos colaboradores (+10.000 face ao período homólogo) e acrescenta novos aviões de carga à sua frota (+20 unidades face a 2019). Neste contexto, a DHL Express anunciou recentemente a compra de mais 8 Boeing B777 e uma parceria com a Smartlynx Malta para acrescentar dois Airbus A321 à sua frota.

A DHL faz parte do Grupo Deutsche Post DHL. O Grupo gerou receitas superiores a 66 mil milhões de euros em 2020. As diferentes divisões da DHL oferecem um portfolio com serviços de logística, desde a entrega nacional ou internacional, às soluções de transporte e atendimento e-Commerce, ao transporte expresso internacional, aéreo, marítimo e rodoviário, até ao abastecimento industrial de cadeias de gestão (industrial supplychain management).

Com cerca de 400 mil membros, e presente em mais de 220 países e territórios em todo o mundo, a DHL está também a trabalhar na sua sustentabilidade e pretende reduzir todas as emissões relacionadas com logística a zero até 2050.