A consciência ambiental na era digital tem um impacto significativo sobre os vendedores. Com uma crescente atenção global e do consumidor na redução do desperdício, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, é imperativo, agora mais do que nunca, que as marcas se concentrem na eficiência global do equipamento (OEE) das suas instalações de produção e fabrico.

Um dos objetivos por trás de qualquer iniciativa de OEE é a redução e eliminação das causas mais comuns da perda de produtividade devido ao equipamento no fabrico, nomeadamente perda de disponibilidade, paragens não planeadas/planeadas, perda de desempenho, ciclos lentos, perda de qualidade e rejeições de produção.

Linha de engarrafamento

 

Andy Barrett, Gestor de Produto Sénior da Domino Printing Sciences reflete em que medida uma solução de codificação e marcação automatizada pode contribuir de forma proativa para a redução das causas comuns do desperdício no fabrico, tendo em simultâneo um impacto positivo na produtividade atual da nossa cadeia de abastecimento. 

Reduzir as paragens, os tempos de espera e a produção em excesso

Para muitas empresas, a apresentação de informações corretas na embalagem de um produto é fundamental para a proteção e promoção da sua reputação. Desde códigos QR a datas de validade, a codificação e marcação conferem aos produtos informações essenciais para os consumidores e permitem que os fabricantes e os vendedores cumpram a lei. Embora o desperdício da cadeia de abastecimento assuma variadas formas, as configurações possibilitadas pela codificação e marcação numa fase avançada podem conduzir a um custo elevado de desperdício associado. 

As estações de codificação e marcação manuais causam inevitavelmente erros; até os operadores com uma precisão datilográfica de 99,7% fazem habitualmente um erro por cada 300 caracteres. Como tal, as recolhas tornam-se necessárias; as entidades reguladoras, nomeadamente a FDA, podem emitir multas; além disso, os vendedores podem até cancelar parcerias e contratos devido a informações erradas nas etiquetas, por exemplo, datas de validade erradas; já para não falar do desperdício dos produtos que precisam de ser destruídos e reprocessados. 

A automatização do processo de codificação e marcação permite aos fabricantes reduzirem as paragens, os tempos de espera, o desperdício geral de materiais e a produção em excesso. Por exemplo, os modelos de etiquetas podem ser preenchidos diretamente a partir da fonte de dados, eliminando a necessidade de introdução de qualquer texto por parte do operador, o que liberta tempo para tarefas mais produtivas. 

Na prática, os produtos podem ser codificados diretamente com planos de trabalho e dados de um sistema ERP, eliminando também a gestão de processos e documentos associados – outra causa de desperdício. Além disso, permitir a automatização da troca de trabalhos garante a eliminação do tempo de inatividade. 

Ao eliminar a interação humana direta do processo, as estações de codificação não necessitam de uma verificação da precisão dos dados após cada trabalho. Os sistemas de visualização acrescentam um elemento de validação adicional ao processo, garantindo que cada código é impresso no local correto do produto. A automatização da codificação com um sistema de visualização integrado garante que todas as impressões da linha são verificadas quanto à consistência e à integridade em tempo real, parando imediatamente a linha caso se detete um problema.

 Domino Andy BarrettAndy Barrett

Oportunidade de personalização

Numa sociedade em que os consumidores procuram cada vez mais a personalização das marcas, a Coca-Cola respondeu a isto com a campanha "Partilha uma Coca-Cola". A Coca-Cola eliminou o logótipo tradicional e substituiu "Coca-Cola" de um lado da garrafa pela frase "Partilha uma Coca-Cola com", seguida do nome de uma pessoa.

Embora a personalização se traduza em tiragens mais curtas na linha de produção, é um processo que também envolve mais trocas, aumentando o potencial de desperdício de tempo e o número de trabalhadores necessários na área de produção. Neste caso, é muito fácil ocorrer a acumulação de desperdício numa linha manual.

Os produtos e as campanhas altamente personalizados muitas vezes têm margens de lucro menores; é por isso que os fabricantes não arriscam a depender de processos manuais. Um sistema de codificação e marcação automatizado permite uma gestão eficiente deste processo do início ao fim.

A automatização da codificação permite que os vendedores correspondam cada vez mais às expectativas do consumidor, garantindo ainda a redução de erros e proporcionando a qualidade e a fiabilidade esperadas pelos vendedores.

Resolver ineficiências através da automatização

 

Mais do que nunca, está na hora de os fabricantes levarem a sério a questão do desperdício. As organizações têm de perceber quanto tempo de inatividade, desperdício e resíduos são produzidos e identificar os pontos exatos na cadeia de abastecimento em que é possível aplicar uma abordagem sustentável de forma eficiente.

A resolução de ineficiências nas estações de codificação e marcação através da automatização ajudará a eliminar os produtos de desperdício e poupar tempo e dinheiro aos fabricantes. Ao reduzir as ineficiências das linhas de produção, os fabricantes conseguirão criar produtos com uma qualidade superior consistente, o que contribuirá para o fortalecimento das relações com os vendedores e potenciará o fabrico de mais produtos.