A FedEx Express acaba de anunciar o lançamento de um novo voo intercontinental entre a Europa e o Japão, proporcionando uma melhor ligação direta ao país e uma capacidade adicional ao Japão e ao Norte da China.

FedEx express

O voo, operado por um Boeing 777, acrescenta aproximadamente 200 000 quilos de capacidade adicional por semana. Tem partida do Aeroporto Charles-de-Gaulle em Paris, França, e voa quatro vezes por semana diretamente para o Aeroporto Internacional de Kansai, em Osaka, Japão. Seguidamente seguirá para o Aeroporto Internacional de Guangzhou Baiyun em Guangzhou, China. Além disso, um dia por semana, um voo sairá do Aeroporto Charles-de-Gaulle para o Aeroporto Changi de Singapura, antes de viajar para o Aeroporto Internacional de Guangzhou Baiyun, acrescentando cerca de mais 50000 quilos de capacidade por semana.

Estas novas ligações reforçam a oferta da empresa face à procura dos clientes de e-commerce. Em junho de 2021, a FedEx reportou um crescimento do volume de encomendas de e-commerce em mais de mil milhões de dólares por ano, fora da Ásia e da Europa.

“As vendas a retalho online na APAC geraram aproximadamente 2.45 triliões de dólares em 2020[1] - e com a investigação a sugerir que as vendas de e-commerce na APAC deverão aproximadamente duplicar até 2025, é crucial que as empresas europeias possam aceder com facilidade e confiança ao potencial de crescimento que esta região oferece", afirma Karen Reddington, Presidente da FedEx Express Europe.

"O mercado português irá beneficiar fortemente com o lançamento deste novo voo entre a Europa e o Japão. Em Portugal há aproximadamente 900 empresas que exportam para o Japão, 87% das quais PME, pelo que esta é uma oportunidade para negócios e indústrias portuguesas continuarem a crescer nesta região", explica José Domingos Correia, MD Ground Operations Portugal.

Os mercados de alto crescimento da APAC irão apelar a muitas empresas europeias que procuram crescer na região. As importações globais japonesas aumentaram 28,3% entre maio de 2020 e maio de 2021, e a Europa representa 16% de todas as importações japonesas (103 mil milhões de dólares)[2]. O Japão é o 17º maior parceiro comercial fora da UE, existindo uma estreita relação comercial entre este país e Portugal.

O Japão é, também, o quarto maior mercado de e-commerce.  Como um dos principais operadores logísticos na região da APAC, a FedEx opera atualmente mais de 200 voos semanais de e para destinos na Europa e via transpacífico, conectando clientes da UE e da APAC à rede global da empresa.

 

[1] Asia accounts for nearly 60% of the world’s online retail sales | Digital Commerce 360

[2] Japan-EU – international trade in goods statistics - Statistics Explained (europa.eu)