Após o sucesso da primeira edição, com 420 propostas artísticas recebidas de 22 países do mundo inteiro, a Niepoort decidiu abrir novamente candidaturas para o concurso criativo Nat Cool.
As regras e os objetivos passam por interpretar um rótulo de uma garrafa de vinho Nat Cool, dando largas à criatividade individual, e incorporando os valores de leveza e “descomplicação”. No rótulo original do artista Francisco Providência, a barra e os olhos são o único elemento constante desta tela em branco.
“Acima de tudo, o que mais nos move neste concurso criativo da Nat Cool é o entusiasmo ao perceber o envolvimento das pessoas com a marca”, explica Dirk Niepoort, a quinta geração à frente desta casa centenária produtora de vinhos em cinco regiões vitivinícolas.
Até dia 11 de junho, cada pessoa pode enviar uma proposta de rótulo para o email
O vencedor receberá 500 euros em vinhos Niepoort, e verá o seu rótulo ganhar vida nas garrafeiras, aquando do lançamento do próximo Nat Cool, em 2022. Além deste prémio, ganhará também uma ‘sweat-shirt’ com capuz da Nat Cool. O segundo lugar terá direito a 300€ em vinho, e uma T-shirt Nat Cool, e o terceiro lugar receberá 100€ em vinho e um Tote bag Nat Cool.
O júri, composto por Dirk Niepoort, presidente da Niepoort, por Joana Emídio, designer da Niepoort, por Tiago Dias da Silva, director-geral da Quinta Maria Izabel, no Douro, e por Le Brimet, Co-Fundador e Diretor Criativo da CLINK, deliberará qual dos rótulos traduz melhor o espírito “cool e funky” dos vinhos Nat Cool.
O Nat Cool é um conceito criado em 2015 pela Niepoort que consiste num movimento de união entre vários produtores nacionais e internacionais, com o objectivo de criar vinhos leves, com pouco grau alcoólico.
O primeiro, o “White Mug”, foi feito em 2015, na região dos vinhos verdes. Seguiu-se, em 2016, o ‘Drink Me’, na Bairrada, que procurou mostrar um lado diferente e elegante da casta Baga. O espírito Nat Cool é um espírito livre, em que a única regra é “curtir a vida”. Por isso, as garrafas de Drink Me são de 1 litro.