A DS Smith apresentou as Métricas de Design Circular, uma ferramenta que mostra como as escolhas de packaging das empresas podem reduzir o seu impacto no meio ambiente.

A ferramenta verifica e compara o desempenho dos designs de packaging através de um total de oito indicadores – como a reciclabilidade, o conteúdo renovável ou a otimização da cadeia de fornecimento –, que ajudam a identificar áreas com potencial de melhoria.

Ignacio Montfort, Managing Director da DS Smith Packaging Ibéria, afirmou: “Nunca foi tão importante para as empresas gerir o seu impacto no meio ambiente. Queremos mostrar às marcas a beleza da economia circular e ajudá-las a entender explicitamente o que as suas escolhas de packaging significam para esse modelo. As nossas novas Métricas de Design Circular mudam as regras do jogo quando se trata de impulsionar a eficiência ambiental do packaging. Estamos muito entusiasmados por poder usar a nossa experiência para ajudar as empresas, grandes e pequenas, na sua viagem para integrar a circularidade."

A DS Smith lançou, em 2020, os seus Princípios de Design Circular para o packaging, em colaboração com a Fundação Ellen MacArthur. Os Princípios foram desenvolvidos para ajudar as empresas a eliminar os resíduos e a poluição, manter os produtos e recursos em uso e regenerar os sistemas naturais. Agora, um ano depois, a empresa formou os 700 designers de packaging para que apliquem os Princípios de Design Circular no processo de desenvolvimento de embalagens.

DS Smith metricas design circular2

Joe Iles, Circular Design Lead da Fundação Ellen MacArthur, comentou: “A fase de desenvolvimento tem um grande impacto na forma como os produtos são produzidos – incluindo o packaging – e no que acontece com estes após o uso. As Métricas de Design Circular da DS Smith são um marco importante para ajudar a impulsionar a mudança em direção a uma economia circular. Como parceiro estratégico, a DS Smith tem a capacidade de fazer com que as mudanças aconteçam mais rapidamente, mobilizando a sua grande comunidade de design e influenciando os seus clientes, muitos dos quais são marcas globais. E, além disso, a companhia vai também inspirar muitas outras empresas e designers em todo o mundo”.

A incorporação das novas Métricas de Design Circular permitirá avaliar o impacto de cada decisão de desenvolvimento e ajudar os clientes a criarem soluções de embalagem mais circulares. Para conseguir isso, a DS Smith integrará estas novas métricas no processo de desenvolvimento de packaging com os clientes nos próximos meses.