A World Brand Design Society revelou os premiados e o ranking das melhores agências em 2020/21, lista que representa as agências e estúdios de design mais premiadas na área do design de marcas de consumo em 2020/21. Portugal foi agraciado com quatro prémios, que destacam as agências e ateliers Nauvegar, Omdesign e Rita Rivotti.

A Omdesign, agência de Leça da Palmeira, figura na 16.ª posição do ranking mundial, tendo recolhido dois prémios Prata, graças a dois projetos. O “Blandy’s Celebrates the 600YO of the Discovery of Madeira”, é uma embalagem de luxo, edição especial e limitada a 600 magnums numerados de um vinho único da Madeira que resulta de mistura de 11 vinhos excecionais dos séculos XIX, XX e XXI das castas históricas da região. 

omdesign Blandys

A Omdesign foi ainda premiada pelo projeto H2Om, uma embalagem especial com conhaque de vinho, que desafia os clientes e parceiros a reutilizar a garrafa em forma de gota para água. A caixa externa é feita de cartão reciclado e um tem corte especial, enquanto a garrafa é adornada com elementos decorativos. Ambos os projetos já haviam sido premiados nos Papies 2020.

H2OM Omdesign

A Nauvegar, sediada em Covas do Douro, surge na 29.ª posição, tendo angariado também um prémio Prata, pelo projeto Quinta dos Montes - Parcela Nº 5. Trata-se de uma embalagem para um vinho oriundo de uma parcela com 23 castas com mais de 100 anos. “Estávamos a cortar camadas de papel com diferentes formatos, na tentativa de recriar algumas ideias que tínhamos para representar as vinhas quando ocorreu a segunda epifania: percebemos que podíamos integrar um conceito de dualidade, que comunicaria ao mesmo tempo as complexas texturas em camadas das cepas velhas e a sinuosa topografia das vinhas do Douro!”, explica Gustavo Roseira, CEO & Creative Director da Nauvegar. O projeto envolveu a VOX - Organização Industrial Gráfica, num processo que necessitou de muito trabalho manual para replicar a ideia.

Nauvegar Parcela 5

O Atelier Rita Rivotti, também agraciado com Prata, surge na 32.ª posição do ranking de agências. O trabalho premiado foi a imagem de marca e o packaging para uma edição especial de Vinho do Porto Vale D. Maria, de 1969. Depois de envelhecer durante cinquenta anos, a vindima de 1969 revelou-se uma vindima tão excecional para a Quinta do Vale Dona Maria, que merecia uma garrafa exclusiva. “Inspirados pela forma do '1969' pintado no barril de madeira onde o vinho foi armazenado até hoje, desenvolvemos uma imagem poderosa para este Porto especial de 50 anos”, explica o Atelier.

1969 Rita Rivotti

Para conhecer todos os projetos premiados no concurso internacional, clique aqui.