A DS Smith realizou um evento online para apresentar a sua proposta para Princípios de Design Circular.
Contou também com a participação da Fundação Ellen MacArthur, enquanto parceira estratégica, numa reunião que contou com a adesão de mais de 700 designers de embalagens.
Os novos Princípios de Design Circular, desenvolvidos em colaboração com a Fundação, proporcionam uma estrutura para estimular a inovação na criação de embalagens mais sustentáveis.
Na apresentação participaram Joe Iles, Circular Design Lead na Fundação Ellen MacArthur, e Lydia Butler, Customer Experience Manager na DS Smith, numa conversa que foi moderada por Greg Dawson, Head of Group Corporate Affairs Director na DS Smith. A conversa incidiu sobre a importância de pensar na sustentabilidade desde a fase do design e sobre a aplicação de cada um dos princípios.
Lydia Butler, Customer Experience Manager da DS Smith, afirmou: “Embora o nosso material de embalagem, o cartão canelado, seja circular por natureza, trabalhamos continuamente para tornar as nossas soluções de embalagem ainda mais sustentáveis. Inspirámo-nos fortemente no Guia de Design criado pela Fundação Ellen MacArthur, e com os Princípios de Design Circular elaborámos uma estrutura personalizada especificamente para embalagens. Isto ajudar-nos-á a desafiar-nos a nós próprios a desenvolver embalagens ainda melhores e estou convencida de que os nossos clientes globais irão beneficiar dos nossos Princípios de Design Circular.”
Joe Iles, Circular Design Lead na Fundação Ellen MacArthur comentou: “Tudo é pensado, desde a roupa que usamos, à comida que comemos e aos edifícios em que vivemos. Considerando os princípios de economia circular na fase de design, podemos ter uma grande influência sobre como tais elementos são produzidos, utilizados e o que lhes acontece depois de serem utilizados. Parceiros estratégicos, como a DS Smith, têm a capacidade de promover mudanças mais rapidamente, mobilizando a sua grande comunidade de design e influenciando os seus clientes, muitos dos quais são marcas globais. Além disso, a empresa também irá inspirar muitas outras empresas e designers em todo o mundo.”
Os Princípios de Design Circular da DS SMITH
Os Princípios de Design Circular foram desenvolvidos para evitar a geração de resíduos e poluição, manter os produtos e materiais em uso e regenerar os sistemas naturais.
Um modelo de economia circular beneficia o meio ambiente e pode impulsionar o crescimento da indústria de packaging.
- Protegemos marcas e produtos - Os designers devem sempre garantir que a embalagem protege eficazmente o seu produto. Produtos danificados devido a embalagens inadequadas têm um impacto económico e ambiental.
- Não usamos mais material do que o necessário - O uso otimizado de materiais de embalagem economiza recursos e reduz os resíduos.
- Desenvolvemos para a eficiência da cadeia de fornecimento – Os designers impulsionam a eficiência, desenvolvendo embalagens que facilitam o acondicionamento no transporte durante o processo de entrega.
- Mantemos os materiais de embalagem em uso - Eliminam os resíduos, mantendo os produtos de embalagem em uso durante o maior tempo possível. Podem “fechar o ciclo” para os clientes em 14 dias, reciclando embalagens em novos produtos.
- Encontramos uma melhor alternativa – Capacitamos os nossos designers a desafiar o status quo e a apoiar os clientes na trajetória para uma economia circular.