A DS Smith realizou um evento online para apresentar a sua proposta para Princípios de Design Circular.

Contou também com a participação da Fundação Ellen MacArthur, enquanto parceira estratégica, numa reunião que contou com a adesão de mais de 700 designers de embalagens.

Os novos Princípios de Design Circular, desenvolvidos em colaboração com a Fundação, proporcionam uma estrutura para estimular a inovação na criação de embalagens mais sustentáveis.

Design by Freepik

Na apresentação participaram Joe Iles, Circular Design Lead na Fundação Ellen MacArthur, e Lydia Butler, Customer Experience Manager na DS Smith, numa conversa que foi moderada por Greg Dawson, Head of Group Corporate Affairs Director na DS Smith. A conversa incidiu sobre a importância de pensar na sustentabilidade desde a fase do design e sobre a aplicação de cada um dos princípios.  

Lydia Butler, Customer Experience Manager da DS Smith, afirmou: Embora o nosso material de embalagem, o cartão canelado, seja circular por natureza, trabalhamos continuamente para tornar as nossas soluções de embalagem ainda mais sustentáveis. Inspirámo-nos fortemente no Guia de Design criado pela Fundação Ellen MacArthur, e com os Princípios de Design Circular elaborámos uma estrutura personalizada especificamente para embalagens. Isto ajudar-nos-á a desafiar-nos a nós próprios a desenvolver embalagens ainda melhores e estou convencida de que os nossos clientes globais irão beneficiar dos nossos Princípios de Design Circular.”

 DS Smith design principles webcast

Joe Iles, Circular Design Lead na Fundação Ellen MacArthur comentou: “Tudo é pensado, desde a roupa que usamos, à comida que comemos e aos edifícios em que vivemos. Considerando os princípios de economia circular na fase de design, podemos ter uma grande influência sobre como tais elementos são produzidos, utilizados e o que lhes acontece depois de serem utilizados. Parceiros estratégicos, como a DS Smith, têm a capacidade de promover mudanças mais rapidamente, mobilizando a sua grande comunidade de design e influenciando os seus clientes, muitos dos quais são marcas globais. Além disso, a empresa também irá inspirar muitas outras empresas e designers em todo o mundo.”   

Os Princípios de Design Circular da DS SMITH

Os Princípios de Design Circular foram desenvolvidos para evitar a geração de resíduos e poluição, manter os produtos e materiais em uso e regenerar os sistemas naturais.

Um modelo de economia circular beneficia o meio ambiente e pode impulsionar o crescimento da indústria de packaging.

DS Smith apresenta os Princípios de Design Circular

  1. Protegemos marcas e produtos - Os designers devem sempre garantir que a embalagem protege eficazmente o seu produto. Produtos danificados devido a embalagens inadequadas têm um impacto económico e ambiental.
  1. Não usamos mais material do que o necessário - O uso otimizado de materiais de embalagem economiza recursos e reduz os resíduos.

 

 

  1. Desenvolvemos para a eficiência da cadeia de fornecimento – Os designers impulsionam a eficiência, desenvolvendo embalagens que facilitam o acondicionamento no transporte durante o processo de entrega.

 

  1. Mantemos os materiais de embalagem em uso - Eliminam os resíduos, mantendo os produtos de embalagem em uso durante o maior tempo possível. Podem “fechar o ciclo” para os clientes em 14 dias, reciclando embalagens em novos produtos.
  2. Encontramos uma melhor alternativa – Capacitamos os nossos designers a desafiar o status quo e a apoiar os clientes na trajetória para uma economia circular.