O Volta Brand Shaping Studio, do Porto, ganhou o 1st Place/Ouro nos Dieline Awards, graças ao conceito de embalagem para o azeite Faust.
Sobre os aspetos mais inovadores do conceito da embalagem, o estúdio diz que “a garrafa tem uma base em cortiça, presa à garrafa com um sistema magnético, que permite unir todo o conjunto; base, caixa de transporte e garrafa.”. Depois de desmontada, a embalagem pode ser facilmente encaminhada para reciclagem.
A garrafa inclui detalhes no gargalo que lembram uma pele de serpentes sendo revestida com um acabamento rugoso mate que contrasta com o material mais antigo e tradicional da cortiça.
O conceito
Insatisfeito com os limites de ser humano, o Doutor Fausto (Faust) abandonou a Serpente de Asclépio da medicina por uma muito mais antiga: uma que tem conduzido as almas dos homens aos seus próprios desejos desde o Jardim do Éden. Ao negociar com o diabo, embarcou numa jornada de conhecimento infinito, prazer incomensurável e até amor.
Remédio milagroso ou fonte de indulgência, esta é a filosofia por trás de Faust, um azeite ostensivo, criado com o prazer em mente.
No logotipo, o T invertido representa a danação, graças à inspiração bíblica e científica à volta da história do médico e alquimista, que vende a alma ao diabo em troca de conhecimento infinito.
O ícone representa o Bastão de Asclépio, numa versão corrompida. Substituindo o bastão pelo T invertido de Faust como peça central, o ícone torna-se numa metáfora de um homem envolto e escravizado pelos seus próprios desejos.
A serpente, desenhada num estilo quase medieval, está muito mais próxima da serpente maléfica dos contos bíblicos do que o ícone neutro geralmente associado a Asclépio.