Para facilitar a reciclagem, a Sociedade Ponto Verde (SPV) vai implementar uma nova iconografia para que as marcas ajudem o consumidor a fazer a separação correta de resíduos. Onde e como colocar as embalagens são questões que deverão ser rapidamente respondidas quando empregues os novos símbolos.

Devo separar o rótulo antes de colocar a garrafa no ecoponto?”  ou “O que devo fazer à tampa?” são questões que serão respondidas de forma simples. Nas embalagens de cereais, por exemplo, será indicado o que fazer com o saco de plástico interior e com a caixa de cartão exterior.

“Na SPV tem sido forte a nossa aposta na investigação e inovação para, em conjunto com as marcas, promovermos maior eficiência nos processos de reciclagem. Para tal, um dos nossos focos é: quando a embalagem passa a mensagem, ganhamos todos. Ganha o consumidor, ganham as empresas, ganha o ambiente” explica Ana Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.

As marcas que desejarem utilizar os novos símbolos podem contar com o apoio técnico e especializado da SPV na transição.

“Esta nova iconografia, que disponibilizamos agora para que as marcas possam aplicar nos seus produtos, é a materialização disso mesmo. Ao ajudar o consumidor a perceber melhor os procedimentos de separação de materiais, estamos a introduzir grandes melhorias nas diversas fases da cadeia de gestão de resíduos de embalagem, desde a recolha, triagem e reciclagem. Uma necessidade que se torna especialmente premente quando teremos pela frente grandes desafios para cumprimentos de metas nesta área”, sublinha a responsável

O projeto resulta das ferramentas de eco design desenvolvidas pelo projeto Ponto Verde LAB cujo foco é o aumento da reciclabilidade.